A Volkswagen vai produzir baterias para seus carros elétricos. E o fará com uma rede de pelo menos 6 Giga-fábricas espalhadas pela Europa e América do Norte e geridas pela subsidiária PowerCo. Mas a VW também produzirá componentes para estas baterias. Desta vez em parceria com a gigante belga da mineração Umicore.

As duas empresas formaram uma joint venture no valor de cerca de 2,5 bilhões de euros, chamada Ionway, que foi anunciada pela primeira vez em 2021 e agora decidiu onde construirá sua primeira fábrica: na Polônia.

Produção de 2,2 milhões de carros elétricos

O governo polonês, de fato, decidiu que destinará 350 milhões de euros – parte em doações, parte em dinheiro – para apoiar a iniciativa da fábrica Ionway, que será construída na cidade de Nysa, no sudoeste do país. O projeto vai gerar 900 postos de trabalho.

A Ionway, por sua vez, quer produzir 160 GWh por ano de material para baterias até o final da década. Esses componentes podem atender à demanda por 2,2 milhões de carros elétricos.

 

A Polônia tem todas as credenciais

A PowerCo disse que a escolha da Polônia não é acidental. Além das medidas implementadas pelo país, a sede da fábrica será estratégica devido à proximidade com a Alemanha e as fábricas da Volkswagen. Com a nova fábrica, o grupo com sede em Wolfsburg poderá encurtar a cadeia de suprimentos. Além disso, no país, há um grande número de mão de obra qualificada e energia suficiente proveniente de fontes renováveis.

Os trabalhos de construção da nova fábrica terão início assim que o processo de licenciamento pelas autoridades locais estiver concluído. Assume-se, portanto, que dentro de alguns anos a Ionway será capaz de fornecer às gigafábricas europeias da PowerCo materiais catódicos e outros produtos semiacabados para a construção de baterias, favorecendo a consolidação de uma cadeia de abastecimento totalmente europeia...

Galeria: Gigafábrica de baterias da Volkswagen