A Kia está apresentando sua estratégia PBV na exposição de eletrônicos CES. A abreviação agora significa "Platform Beyond Vehicle" (Plataforma além do veículo). O que não deixa as coisas muito mais claras. Aparentemente, ela se refere a vans elétricas e ônibus elétricos, alguns dos quais dirigem de forma autônoma e oferecem um alto grau de flexibilidade.
Em maio de 2022, a Kia anunciou os chamados Purpose Built Vehicles (PBVs) - o primeiro desses veículos comerciais movidos a eletricidade deveria ser lançado em 2025, foi dito na época. A Kia está se mantendo fiel a isso, mas agora traz mais detalhes. Cinco PBVs estão agora sendo apresentados como um estudo.
No centro está o estudo do Kia PV5, que deve ter produção em série em 2025. Além de três versões dessa van de tamanho médio, a Kia também está mostrando uma van compacta chamada PV1 e a grande van de entrega PV7. Todas têm um estilo futurista, parecem muito "limpas" em seu visual preto e branco e quase não têm bordas ásperas. "Não há enfeites desnecessários, cada recurso foi projetado para cumprir uma função útil", escreve a Kia.
Os "veículos feitos sob medida" (Purpose Built Vehicles) têm o objetivo de atender a todas as necessidades possíveis dos clientes, tanto de indivíduos quanto de organizações. De acordo com as imagens, os indivíduos podem ser pessoas com deficiência, por exemplo, enquanto as organizações podem ser varejistas, como a Amazon, ou empresas de logística, como a UPS.
O PV5 oferece uma grande flexibilidade graças à tecnologia easy-swap: diferentes módulos podem ser instalados atrás da cabine do motorista, com o acoplamento ocorrendo por meio de eletroímãs e também mecanicamente. Isso significa que um PBV pode ser usado como táxi durante o dia, como van de entrega à noite e como veículo de lazer pessoal no fim de semana. O comprimento da carroceria também pode ser adaptado ao uso pretendido.
O PV5 estará disponível nas versões Basic, Van, High Roof e Chassis Cab. Posteriormente, um robotáxi baseado no PV5 será desenvolvido em conjunto com a Motional (uma joint venture entre a HMG e a Aptiv). As portas grandes do PV5 devem facilitar a entrada e a saída. No interior, há áreas de armazenamento grandes e planas. O cockpit deve oferecer uma superfície semelhante a uma escrivaninha. O volante pode ser dobrado para servir como uma luminária de mesa.
Os planos de PBV da Kia são divididos em três fases. Na primeira fase, o Kia PV5 será apresentado como um veículo para serviços de entregas. A conectividade avançada facilitará o controle de vários veículos pela equipe de gerenciamento de frotas. O objetivo é minimizar o tempo de inatividade do veículo e baixar o custo de propriedade.
O PV1 e o PV7 serão lançados na fase dois. Além disso, os PBVs devem se transformar em "plataformas de mobilidade baseadas em IA". Na fase três, os PBVs devem ser integrados em um futuro "ecossistema de mobilidade". Os PBVs conectados em rede e com direção autônoma devem fazer parte desse ecossistema tanto quanto os robôs e drones (Advanced Air Mobility, AAM).
Uma fábrica dedicada está sendo construída em Hwaseong, na Coreia do Sul, para a produção de PBVs. A fábrica está programada para entrar em operação em 2025 e terá capacidade para produzir 150.000 veículos por ano.
Até 2030, a Kia quer construir gradualmente uma linha completa de carros elétricos para pessoas físicas com novos veículos, como o EV3, EV4 e EV5. Como uma segunda frente, a marca coreana quer desenvolver uma série de veículos elétricos comerciais, com veículos como PV1, PV5 e PV7. O número de 150.000 unidades por ano mostra o quanto a Kia está levando isso a sério. Isso tornaria a marca, que é pequena na Europa, uma concorrente de especialistas em frotas de longa data, como a Ford ou a Mercedes-Benz, embora com veículos muito mais modernos. Teremos que esperar para ver se isso funcionará.
Fonte: Kia International
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