Como a Hyundai melhora a autonomia dos seus carros elétricos
Inovação é chamada de Active Air Skirt e é uma tecnologia patenteada pela Hyundai-Kia; melhora a aerodinâmica em até 2,8%
O carro elétrico quer eficiência, em todos os aspectos, incluindo a aerodinâmica. Para melhorar a penetração do ar, a Hyundai e a Kia agora apresentam o Active Air Skirt que, como afirma o comunicado oficial, "ajuda os carros a irem mais rápido e mais longe".
O ActiveAir Sk irt (AAS) é um sistema aerodinâmico ativo que modifica o fluxo de ar que passa pela parte inferior do veículo, melhorando o Cx e proporcionando mais estabilidade em altas velocidades. Vamos ver especificamente como ele funciona.
Melhora a aerodinâmica e a autonomia
O AAS, na prática, é uma espécie de cortina que, até 80 km/h, fica escondida dentro do para-choque dianteiro e que, uma vez ultrapassada essa velocidade (que é o valor acima do qual a resistência ao rolamento excede a dos pneus), abaixa até cobrir quase completamente as rodas dianteiras.
De acordo com os resultados obtidos durante uma série de testes preliminares, esse expediente melhorará a aerodinâmica do veículo em até 2,8% e, ao mesmo tempo, aumentará a força descendente em altas velocidades. Somente esse truque pode proporcionar 6 km a mais de quilometragem.
Compatível com todos os modelos que usam E-GMP
O AAS foi projetado para oferecer o máximo de benefícios na plataforma E-GMP que o grupo coreano projetou para servir de base para uma família de carros elétricos de próxima geração (Ioniq 5 e 6 e Kia EV6 e EV9, para citar apenas alguns). Como tem um fundo plano, não exige que o ACC seja totalmente abaixado: ele só precisa se projetar parcialmente para otimizar o padrão de fluxo sob a carroceria do carro.
O Hyundai Ioniq 6 é um sedã projetado no túnel de vento
O Active Air Skirt pode operar em velocidades de até 200 km/h. Isso ocorre porque ela é feita com uma frente de borracha que a protege de ser atingida por pedras e outros objetos pequenos que podem ser encontrados no asfalto.
Essa tecnologia já foi protegida por uma patente e a Hyundai-Kia agora está considerando colocá-la em produção em carros comuns no mercado. O grupo também está trabalhando em outras soluções aerodinâmicas (ativas e passivas) para melhorar ainda mais a eficiência dos futuros modelos elétricos.
"Espera-se que essa tecnologia tenha um efeito maior em modelos como SUVs, onde é difícil melhorar o desempenho aerodinâmico", disse Sun Hyung Cho, vice-presidente e chefe do Grupo de Desenvolvimento de Carroceria de Mobilidade do Hyundai Motor Group.
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