A Tesla trabalha pesado para lançar sua nova plataforma de veículos elétricos até o final de 2025. Elon Musk, CEO da Tesla, disse que a montadora tem um enorme desafio pela frente, que é começar a produzir veículos de nova geração já no próximo ano.
Conforme relatado, a próxima plataforma da Tesla será construída em sua fábrica no Texas e servirá de base para o já bastante comentado Tesla Model 2, o futuro carro elétrico de entrada da montadora com preço alvo de US$ 25 mil, que permitirá um aumento da participação de mercado da empresa, enquanto ajuda a frear o avanço dos elétricos chineses e concorrentes europeus.
Hoje, apenas a dupla Model 3 e Model Y responde por praticamente todas as vendas da montadora, enquanto a picape Tesla Cybertruck é cara e aparamente não deve ter grandes volumes, se comparada aos outros modelos da marca.
"Nosso cronograma atual diz que começaremos a produção no final de 2025, em algum momento do segundo semestre", disse Musk na teleconferência de resultados do quarto trimestre da Tesla na semana passada.
O número um da Tesla deixou claro que colocar em operação a nova linha de montagem revolucionária não será uma tarefa fácil.
"Realmente precisamos que os engenheiros 'vivam' na linha", disse ele. "Não se trata de um tipo de coisa pronta para uso, que simplesmente encaixa e funciona."
Muitas informações e especulações sobre o futuro Tesla Model 2 circulam há um bom tempo e na semana passada a Reuters adiantou que ele será um crossover compacto de codinome "Redwood".
De qualquer forma, sabemos que a Tesla não tem sido muito boa em cumprir prazos para seus lançamentos, então teremos que esperar para ver se as promessas para 2025, tanto o inédito elétrico quanto a nova plataforma realmente chegarão à realidade.
Sobre isso, Musk reconheceu que a Tesla poderia superar as metas para 2025: "Não quero explodir suas mentes, mas muitas vezes sou otimista em relação ao tempo". A conferir.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país