Novo Mini Aceman 100% elétrico será apresentado em abril
SUV passa por testes finais em temperaturas extremas e será lançado na China
O novo Mini Aceman, versão SUV elétrico do Mini hatchback de última geração, está na última etapa de seu processo de desenvolvimento depois de concluir todos os testes em temperaturas extremas. No frio extremo, os engenheiros levaram o Aceman para o Círculo Polar Ártico para testar o sistema de carregamento, de gerenciamento térmico da bateria e os motores elétricos. Em seguida, foi enviado ao deserto para fazer o mesmo - mas, dessa vez, em temperaturas de até 50ºC.
Essa é uma parte vital do processo de desenvolvimento de um novo veículo que deve garantir que possa resistir a praticamente qualquer tratamento quando for colocado à venda. Essa é uma prática padrão entre os fabricantes de automóveis estabelecidos e a Mini não é exceção. Só que, nesse caso, é provavelmente mais importante do que em qualquer outro modelo de sua linha renovada garantir que tudo esteja certo desde o início.
Galeria: Mini Aceman 2024 (protótipo)
O Aceman será o menor SUV da Mini e, como todos sabemos, o mundo adora carros que se parecem com SUVs, mesmo que, na verdade, sejam menores que um hatchback compacto. Com 4.074 mm de comprimento e 1.753 mm de largura, o Aceman é 229 mm mais curto que o Chevrolet Bolt EUV, que será descontinuado em breve, e fica entre o novo Mini hatchback e o novo Countryman, agora é baseado na mesma plataforma do BMW X1.
Previsto para abril no salão do automóvel Auto China deste ano, o primeiro Mini Aceman estará disponível em duas versões de potência, ambas com tração dianteira. O Aceman E será movido por um motor elétrico de 181 cv de potência que recebe energia de uma bateria de 40 quilowatts-hora, resultando em uma autonomia estimada pelo WLTP de 298 km. O Aceman SE, mais caro, terá 215 cv e um pacote de bateria maior, de 54 kWh, que permite uma autonomia de 400 km com uma carga completa.
O crossover elétrico de entrada da Mini será construído na China pela Spotlight Automotive, uma joint venture 50:50 entre o BMW Group, a empresa controladora da Mini, e a Great Wall Motor. Em 2026, a fábrica da Mini em Oxford, no Reino Unido, também começará a fabricar o hatchback elétrico de três portas e o Aceman movido a bateria.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW revoluciona produção com carros que se movem sozinhos na fábrica
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Novo Mini Cooper SE elétrico: versão top chega ao Brasil por R$ 259.990
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Mini John Cooper Works Electric mantém tradição sem combustão
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Novo Mini Cooper Elétrico já está à venda no Brasil por R$ 209.990