Em 2023, os emplacamentos de carros elétricos nos Estados Unidos ultrapassaram 1,1 milhão pela primeira vez, superando em muito a taxa de crescimento do mercado automotivo. Embora ainda haja dúvidas sobre a demanda de VEs em 2024, não há dúvida de que o ano passado foi um marco para a adoção de veículos elétricos.
De acordo com os dados de registro da S&P Global Mobility (via Automotive News), os carros elétricos a bateria representaram 7,7% do total de emplacamentos de veículos leves novos, em 2023. Isso representa um aumento de 5,7% em relação ao ano anterior. (Observe que os dados de registro estão defasados em relação às vendas e entregas em pelo menos algumas semanas, mas podem ser usados como um indicador de vendas, especialmente porque nem todos os números de vendas estão disponíveis publicamente - especificamente em uma base mensal).
O aumento de 2% na participação de mercado foi possível graças a um sólido aumento de 52% nas vendas para mais de 1,1 milhão de unidades, algo também indicado em outros relatórios.
Esse é um resultado positivo, embora a taxa de crescimento nos últimos meses de 2023 tenha sido mais fraca do que a média, caindo para um aumento de 23% em relação ao ano anterior em dezembro.
De acordo com o artigo, a Tesla foi responsável por um enorme número de 642.496 novos registros, um aumento de 34% em relação ao ano anterior. Isso representa cerca de 56,2% de todos os registros de veículos elétricos. Mais da metade das vendas da Tesla recai sobre o Model Y (385.180 emplacamentos), que sozinho é responsável por um terço de todo o segmento de carros totalmente elétricos.
Embora isso signifique que a Tesla e o Model Y permaneçam firmemente no topo, também significa que as vendas de VEs que não são da Tesla aumentaram cerca de 84% em relação ao ano anterior, chegando a 500.000, conquistando uma participação de 43,8% no segmento.
Os dados da S&P Global Mobility mostram que a Ford teve 69.163 registros de veículos elétricos, superando a Chevrolet com 63.659 unidades. Vale a pena observar a forte quinta posição da Rivian (46.319), ligeiramente à frente da BMW (42.997).
Vendas de carros elétricos (marcas selecionadas) de janeiro a dezembro de 2023:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: BYD reforça fábrica com Dolphin e Shark nacionais
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
BYD se aproxima da Ford em vendas globais após superar Tesla em receita
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Veja os carros elétricos mais vendidos no Brasil em outubro
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
BYD quebra recorde no Brasil com 7,4 mil eletrificados vendidos em outubro