O nobre esforço da Toyota para salvar o motor de combustão interna está produzindo uma nova tecnologia interessante. A montadora está testando um sistema de filtro que pode realmente capturar dióxido de carbono da atmosfera. Mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ele esteja pronto para a produção em série.
A Toyota instalou a tecnologia no motor de combustão de hidrogênio que está testando no carro de corrida GR Corolla. O sistema de filtro funciona capturando o dióxido de carbono que é então liberado em um fluido usando o próprio calor do motor e não requer energia adicional.
Infelizmente, levará algum tempo até que essa tecnologia esteja presente em seu próximo Prius ou Tacoma. O filtro coleta muito pouco carbono para compensar o motor a gasolina comum e precisa ser constantemente substituído. O carro de corrida filtrou apenas cerca de 20 gramas de dióxido de carbono em 20 voltas, o que não é muito. Para fins de contextualização, um carro a gasolina pode emitir cerca de 8.900 gramas de CO2 por galão consumido.
A Toyota contrariou as tendências do segmento no início deste mês, quando o presidente Akio Toyoda anunciou um "grande projeto de desenvolvimento de motores" em um momento em que seus concorrentes estão investindo tudo em veículos elétricos a bateria. A montadora japonesa ainda não está tão ansiosa para colocar todas as suas fichas nos veículos elétricos, prevendo uma adoção mais lenta e uma menor penetração no mercado, ao mesmo tempo em que promove uma abordagem mais ampla para alcançar a neutralidade de carbono.
Toyota GR Yaris - protótipo movido a hidrogênio
A Toyota acredita que os motores a gasolina, os híbridos e os veículos com célula de combustível continuarão existindo. Ela e outras montadoras também estão trabalhando em motores de combustão de hidrogênio, que são quase neutros em termos de carbono. Adicionar o filtro a esse motor o tornaria negativo em termos de carbono, mas a Toyota afirma que a tecnologia também pode funcionar em um motor a gasolina.
Fonte: Automotive News, Toyota Times
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão