Esta é a nova geração do Dodge Charger. Conforme antecipado, o Charger elétrico e o Charger a combustão irão conviver daqui em diante. Os elétricos são todos da linha Charger Daytona, enquanto o Charger a gasolina recebe a marca "Sixpack". Aos olhos do CEO da Dodge, Tim Kuniskis, o novo Charger é um muscle car, independentemente do tipo de propulsão.
Quando a produção do Dodge Charger Daytona 2024 começar este ano, a versão menos potente terá até 503 cv de potência. Há também uma versão de 580 cv, cada uma enviando potência para as quatro rodas. O Charger a combustão também é AWD, entrando em produção no próximo ano com 420 cv ou 550 cv. No lançamento, o Charger Daytona mais rápido chega a 100 km/h em 3,3 segundos e faz 11,5 segundos no quarto de milha. A Dodge afirma que o novo Charger Daytona é o muscle car mais rápido e potente do mundo - com exceção do Banshee de 800 volts que será lançado no ano que vem.
O Dodge Charger Daytona 2024 é lançado em duas versões: R/T e Scat Pack. Ambos têm uma arquitetura de 400 volts e compartilham o mesmo layout de motor duplo, alimentado por uma bateria de 100,5 kWh com uma taxa de descarga de 550 kW. O R/T é o acabamento inicial, com o Scat Pack servindo como o topo de linha por enquanto. É o primeiro veículo a ser montado na plataforma STLA Large da Stellantis e, com todos os componentes EV conectados, a Dodge diz que o Charger Daytona tem uma distribuição de peso quase 50/50.
O novo Charger Daytona pesa 1.838 kg, fazendo com que o antigo Charger pareça positivamente leve em comparação. Para ajudar a gerenciar o peso, a Dodge oferece ao Daytona o maior pacote de pneus já oferecido em um Charger de fábrica. As versões Scat Pack com o Track Package recebem rodas de 20 polegadas com pneus da série 305/35 na frente e 325 na traseira. Atrás dessas rodas dianteiras estão os freios Brembo de 16 polegadas com pinças de seis pistões. Todos os Charger Daytonas também recebem um diferencial mecânico de deslizamento limitado em seu módulo de acionamento elétrico (EDM) traseiro.
Na frente, o EDM tem uma desconexão da extremidade da roda projetada para melhorar a autonomia e a eficiência. A Dodge diz que o R/T tem uma autonomia de 317 milhas (510 km), enquanto o Scat Pack e sua potência extra conseguem 260 milhas (418 km) entre as cargas. O carregamento em um carregador rápido de 350 kW pode reabastecer a autonomia de 20% a 80% em aproximadamente 27 minutos.
O Scat Pack é o que você precisa para atingir 60 mph (96 km/h) em 3,3 segundos e percorrer o quarto de milha em 11,5 segundos. O R/T fica atrás, com 4,7 e 13,1 segundos, mas na verdade é um pouco mais rápido no geral. Mantenha o pé no acelerador e o R/T atingirá a velocidade máxima de 137 mph (220 km/h), contra 134 mph do Scat Pack (215 km/h). Cada um tem um câmbio de relação variável, embora Kuniskis diga que uma configuração de velocidade dupla está chegando para o Banshee.
O Charger Daytona é montado em uma suspensão dianteira multilink com uma configuração traseira independente. A suspensão semi-ativa de válvula dupla com amortecedores adaptativos é opcional no Scat Pack com o Track Package. Um novo sistema de preparação para corridas foi projetado para dar à bateria uma temperatura inicial mais fria, permitindo que os motoristas deem mais voltas antes que o calor se torne um problema. Há um sistema de preparação ligeiramente diferente para os pilotos de quarto de milha, e você pode até mesmo ativar o bloqueio de linha para aquecer os pneus traseiros antes da largada. Ou então, você pode deixar tudo isso de lado e se movimentar com o modo Donut ou Drift.
É aqui que entram as ressalvas. O Charger Daytona Scat Pack é lançado com 680 cv de pico e 850 Nm de torque, enquanto o R/T tem 503 cv e 540 Nm. No entanto, esses números são alcançados somente quando se pressiona o botão "PowerShot" no volante com o acelerador a todo vapor. Isso adiciona um impulso de 40 cv dos motores elétricos por 15 segundos, não muito diferente de um sistema de óxido nitroso em um carro movido a gasolina. Após cada ativação, é necessário aguardar 30 segundos antes de obter outro impulso de 41 cv do trem de força.
Independentemente da potência, você ouvirá o Charger Daytona graças ao seu escapamento com câmara Fratzonic, que é basicamente composto por alto-falantes em uma câmara especial semelhante a um escapamento. A Dodge diz que o carro tem o mesmo nível de decibéis de um Hellcat, mas quanto à natureza do som, ainda é um mistério porque a Dodge ainda não o finalizou.
Com a plataforma STLA Large sob a pele do Charger Daytona, não é de se surpreender que esse não seja um carro pequeno. Com 5,25 metros de comprimento, 1,5 metro de altura e 2,03 metros de largura, o Charger Daytona é ainda maior que seus antecessores.
E sim, o Charger de quatro portas continua vivo na nova geração. A Dodge nos diz que não há mudanças notáveis entre o cupê e o sedã, exceto pelas portas. Afinal, a plataforma STLA Large foi projetada para acomodar uma variedade de trens de força elétricos e a gasolina.
Quando a Dodge lançou o conceito Charger Daytona SRT EV, ele foi anunciado como um projeto de quase produção. Na verdade, Kuniskis diz que ele era praticamente o projeto final, exceto por pequenas alterações aqui e ali. Isso inclui a asa em "R" na frente, formando uma passagem para o ar passar pela grade e pelo capô. Os espelhos retrovisores laterais têm um formato tradicional, mas o restante da carroceria do Charger reflete o conceito. Isso inclui o logotipo Fratzog na grade, que pode ou não substituir o atual logotipo de faixa dupla da Dodge.
O interior do Charger é decididamente digital, mas não lhe falta um gingado de estilo analógico. O motorista recebe uma tela digital padrão de 10,25 polegadas ou uma unidade opcional de 16 polegadas, trabalhando com uma tela central de 12,3 polegadas. As linhas do painel evocam as do Charger de 1968, com uma manopla de câmbio no console central. No alto, um teto de vidro completo opcional dá luz ao interior, ou, se você quiser algo mais colorido, a iluminação interna "Attitude Adjustment" da Dodge oferece uma gama de 64 cores. Isso pode mudar dependendo do que você está fazendo, como abrir uma porta ou pressionar o botão de partida.
A Dodge não está pronta para revelar muitos detalhes sobre a próxima geração do Charger movido a gasolina, prevista para chegar em 2025. Chamado de Charger Sixpack, a montadora confirmou que ele será montado na mesma plataforma STLA Large, embora apresente algumas pequenas diferenças de estilo. O único motor é o Hurricane de 3,0 litros com turbocompressor duplo e seis cilindros em linha reta já oferecido nos veículos Jeep e Ram, com 420 ou 550 cv. Para aqueles que ainda têm esperança de um Hemi V-8 em meio à revolução elétrica, é hora de dizer adeus. Perguntamos diretamente a Kuniskis sobre isso, e ele confirmou que não há nenhum V-8 no plano.
O Charger Daytona R/T e o Scat Pack serão lançados em meados do ano na versão de duas portas como modelos 2024. Os modelos de quatro portas não chegarão até o primeiro trimestre de 2025, que é também quando o Charger Sixpack com motor de seis cilindros em linha entrará em produção. As informações sobre preços ainda não estão disponíveis, mas, como o Charger R/T antigo custa cerca de US$ 45.000, suspeitamos que o novo Daytona R/T provavelmente começará bem acima de US$ 50.000.
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