A Hyundai Brasil (HMB) e a Caoa anunciaram mudanças em sua parceria para a comercialização de veículos no Brasil, permitindo à Hyundai importar os modelos mais recentes do lineup global e ao mesmo eletrificar sua linha. Nessa mudança, destacam-se os aguardados modelos Ioniq 5 e Kona.
O Hyundai Ioniq 5, com sua nova plataforma E-GMP, sistema elétrico de 800 volts e função de carregamento externo, provavelmente chegará ao Brasil na versão de topo com baterias de 72,6 kWh, dois motores elétricos para um total de 305 cv de potência, 61,7 kgfm de torque e autonomia de 500 km (WLTP).
Sucesso de vendas em muitos mercados europeus e também nos Estados Unidos, o Hyundai Ioniq 5 é aguardado há um certo tempo no Brasil, lembrando que o modelo já havido sido anunciado pela Caoa Hyundai há alguns meses. No entanto, agora vem o anúncio da própria Hyundai, já dentro do seu novo plano estratégico para o nosso mercado.
Outro modelo que desperta atenção, o Hyundai Kona de nova geração, que foi lançado recentemente nos mercados globais, chegará com opções híbridas ou totalmente elétricas, como é o caso do modelo atual ainda disponível por aqui.
No primeiro caso, o Kona traz um motor 1.6 aspirado trabalhando em conjunto a um elétrico e entregando 141 cv de potência combinada, além de 27,5 kgfm de torque no total. O elétrico terá duas opções de bateria: 48,6 kWh, 135 cv e 370 km de autonomia (ciclo WLTP), ou 64,8 kWh, 204 cv e 505 km de autonomia (WLTP). Com ele a mira da Hyundai está em carros como o Toyota Corolla Cross (híbrido) e até mesmo o Volvo EX30 elétrico, o que indica que o Kona elétrico deve passar dos R$ 200 mil - o atual é vendido por R$ 189.990.
De acordo com o cronograma previsto, o Ioniq 5 será lançado no Brasil em algum momento do segundo semestre de 2024, junto com outro modelo a combustão da linha, que pode ser o Santa Fe ou Palisade. No entanto, o Kona deve ficar para o ano que vem, à espera de mais definições e regulamentações no âmbito do regime automotivo MOVER.
Como foi dito no início, a parceria entre Hyundai e Caoa foi reconfigurada, unificando a rede de concessionárias e permitindo que a Hyundai decida sobre as importações. As concessionárias terão acesso à linha completa de produtos, com modelos nacionais faturados pela Hyundai e importados gerenciados pela HMB.
A Hyundai investirá US$ 1,1 bilhão no Brasil até 2032, incluindo pesquisa de hidrogênio verde, enquanto novas tecnologias, como sistemas híbridos-leves, podem ser implementadas nos modelos nacionais mais adiante.
Com Leonardo Fortunati
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