A Audi anunciou atualizações importantes para os modelos veículos elétricos mais acessíveis, no caso as linhas Audi Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron ano/modelo 2024. Agora eles são denominados como "55" e substituem as versões "50".
Em termos de evoluções, os novos Audi Q4 55 e-tron e Q4 Sportback 55 e-tron seguem essencialmente as atualizações do Volkswagen ID.4 de 2024, com a unidade de tração traseira mais eficiente e potente e várias outras melhorias.
A família Audi Q4 e-tron atualizada ainda está equipada com uma bateria de 82 kWh (77 kWh de capacidade líquida), mas o alcance combinado da EPA aumentou para 258 milhas (415 km). Isso representa uma melhoria de 22 milhas (35 km) ou 9,3% em relação ao SUV e-tron anterior, que foi avaliado em 236 milhas (380 km). O antigo Q4 Sportback 50 e-tron tinha uma autonomia EPA de 242 milhas (390 km).
A chave para aumentar a autonomia de condução está no trem de força com motor duplo e tração integral, que agora está equipado com um novo motor elétrico traseiro síncrono permanentemente excitado (PSM). Ele tem uma potência de pico de 340 cv (cerca de 250 kW), 40 cv a mais do que anteriormente, e é visivelmente mais eficiente.
A Audi explica as atualizações da seguinte forma: "O novo motor elétrico traseiro também usa gerenciamento térmico otimizado para maior eficiência. Devido à geometria e à disposição das rodas dentadas na transmissão, bem como aos componentes especialmente moldados para transportar e distribuir o óleo, as temperaturas no trem de força permanecem estáveis. O circuito de resfriamento, por sua vez, garante o controle da temperatura do óleo. A inclusão de uma camisa de resfriamento de água na parte externa do estator contribui para o aprimoramento dos recursos de gerenciamento térmico."
Um dos resultados mais mensuráveis do uso do novo motor é a aceleração mais rápida de 0 a 60 mph (96 km/h). Agora leva apenas 5,0 segundos, em vez dos 5,8 segundos anteriores.
Modelo | Tração | Bateria (kWh) |
Alcance EPA |
0-60 mph (seg.) |
Velocidade máxima (km/h) |
2024 Audi Q4 55 e-tron 19 pol. | AWD | 82 | 258 milhas* | 5.0 | 160 |
2024 Audi Q4 Sportback 55 e-tron 20 pol. | AWD | 82 | 258 milhas* | 5.0 | 160 |
* Alcance EPA de acordo com a Audi
Outra melhoria técnica importante é o carregamento mais rápido em DC. O conjunto de baterias agora pode aceitar até 175 kW de potência (em vez dos 150 kW anteriores). Isso permite recarregar de 10 a 80% do estado de carga em 28 minutos (anteriormente, estimava-se em 36 minutos, entre 5% e 80%).
A Audi observou também duas outras melhorias relacionadas à recarga:
O carregador de bordo tem potência nominal de 11 kWh e pode recarregar totalmente a bateria do SUV elétrico durante a noite (até 12 horas).
A Audi diz que as atualizações também incluem novos ajustes de suspensão e direção para melhorar o equilíbrio entre conforto, direção dinâmica e estabilidade: "As características da direção e o ajuste da suspensão foram especialmente adaptados para a ocasião - o resultado é um amortecimento harmonioso, melhor resposta da direção e controle de carga mais rígido. A nova suspensão e o ajuste da direção proporcionam uma experiência de direção mais equilibrada e direta, pela qual a Audi é conhecida."
Entre as pequenas alterações, há uma nova opção de roda de 21 polegadas (pneus 235/45 R21 dianteiros e 255/40 R21 traseiros para todas as estações) para "uma aparência mais destacada".
O preço base da família Audi Q4 e-tron "55" permanece o mesmo da "50", com um preço sugerido de US$ 55.200 (R$ 274.000) para o SUV e US$ 3.000 (R$ 15.000) a mais para o tipo Sportback.
Como a família Audi Q4 e-tron é importada da Europa para os EUA, ela não se qualifica para o crédito fiscal federal de US$ 7.500, embora o incentivo possa estar disponível por meio de leasing.
Modelo | Preço base | Preço base do modelo Carga | Crédito de imposto | Preço efetivo |
2024 Audi Q4 55 e-tron 19 pol. | US$ 55,200 | +$1,195 | N/A | US$ 56,395 |
2024 Audi Q4 Sportback 55 e-tron 20 pol. | US$ 58,200 | +$1,195 | N/A | US$ 59,395 |
Como podemos ver no site da Audi, o Audi Q4 40 e-tron de entrada com um trem de força de tração traseira não está mais disponível. Há um ano, ele era oferecido a um preço sugerido de US$ 49.800 (R$ 248.000) e tinha um alcance combinado EPA de 265 milhas / 426 km (usando a mesma bateria de 82 kWh).
Modelo elétrico mais barato dentro do portfólio da Audi e cotado para o Brasil, o Audi Q4 e-tron nunca chegou a ser confirmado oficialmente para o nosso mercado. Recentemente, questionamos mais uma vez sobre a vinda do SUV elétrico e a resposta foi negativa para o momento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen: escassez de motores elétricos se espalha por fábricas na Europa
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
VW suspende produção de elétricos de novo, mas não por culpa da demanda
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Audi Q4 e-tron, aguardado no Brasil, tem autonomia de 435 km nos EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Audi Q4 e-tron é flagrado no Brasil para encarar Volvo XC40