NIO passa a utilizar baterias mais baratas em seus carros elétricos
Startup chinesa adota bateria LFP de 75 kWh no lugar da opção LFP/NCM para baixar preço final
A opção de bateria básica dos veículos da NIO receberá em pequena uma atualização com a chegada dos carros ano modelo 2024. De acordo com a empresa, a bateria padrão de 75 kWh com química dupla (LFP/NCM) será substituída por uma nova bateria de 75 kWh com apenas células LFP. Isso deve simplificar a produção e reduzir os custos. A química da célula da bateria LFP é conhecida como uma das mais baratas por kWh.
Lembre-se de que, inicialmente, a NIO ofereceu uma bateria de 70 kWh totalmente NCM (níquel-manganês-cobalto) e uma opção de 100 kWh também NCM. No final de 2021, a bateria NCM de 70 kWh foi substituída pelo pacote híbrido de 75 kWh (LFP/NCM). O novo pacote era uma solução cell-to-pack (CTP), sem módulos de bateria, o que melhorou a densidade de energia e a energia total.
As células LFP (fosfato de ferro-lítio), porém, têm uma densidade energética menor que as NCM. Ou seja, para oferecer a mesma capacidade em kWh, tendem a ser maiores e mais pesadas. Agora, com o avanço da tecnologia, a bateria das versões básicas será totalmente LFP (células CATL), mantendo sua capacidade de 75 kWh, reduzindo a complexidade e o custo.
Embora a redução de custos pareça ser o principal tópico atualmente - especialmente na China, onde a guerra de preços dos veículos elétricos é bastante acirrada -, a nova bateria também traz algumas melhorias de desempenho. A nova bateria da NIO foi otimizada em relação a algoritmos, materiais e desempenho. A potência de pico do carregamento rápido em corrente contínua aumentará de 140 kW para 170 kW, enquanto o tempo de carregamento de 10 a 80% será menor (27 minutos em vez de 30 minutos).
As vantagens da LFP sobre a NCM não são apenas os custos, mas também um ciclo de vida muito bom e alta segurança, enquanto que, além da densidade de energia mais baixa, há outros problemas relacionados ao desempenho em climas frios (carregamento) ou à dificuldade de estimar o estado de carga.
A NIO também tem uma opção de bateria de estado sólido de 150 kWh para aqueles que precisam de uma autonomia extra. Esse novo pacote tem o mesmo tamanho e peso semelhante ao da bateria de 100 kWh. Todos os três tipos de bateria são compatíveis com as estações de troca de bateria da NIO.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Sistema de troca de baterias da NIO tem planos de expansão global
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Nio lançará modelo híbrido plug-in sob a marca Firefly em 2026
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
A revolução da bateria finalmente chegou