Os super SUVs off-roads com motores potentes e desempenho de tirar o fôlego sempre foram prerrogativa dos mercados do Oriente Médio, dos Estados Unidos e, até certo ponto, da Rússia, mas, nos últimos anos, o mundo dos SUVs off-roads exagerados parece ter voltado seu olhar para a China.

Os fabricantes chineses tradicionais, mas também as startups mais novas, começaram de fato a apresentar seus SUVs off-roads gigantes que têm até mais de 1.000 cv e podem até se mover em águas profundas.

Mas o que são esses super e hiper SUVs off-roads chineses que desafiam modelos históricos, como o Mercedes-AMG Classe G ou os Range Rovers mais potentes. Será que algum dia eles chegarão até nós? Vamos descobrir juntos, em ordem estrita de potência crescente!

Polestones 01

Vamos começar "devagar", com um novo SUV off-road chinês com alta potência, mas não exagerada. Esse é o Polestones 01, o primeiro trabalho da marca nascida em 2023 sob a propriedade da startup Rox Motor, que na China iniciou sua fortuna com o sucesso do aspirador robótico Roborock.

Polestones 01

Polestones 01

O Polestones 01 é um enorme híbrido plug-in com extensor de alcance projetado pela Pininfarina, com até 5,29 metros de comprimento, com 6 ou 7 assentos e pesando 2.580 kg. Esse gigante conta com um motor 1.5 a gasolina que tem a única tarefa de recarregar a bateria de 56 kWh que alimenta os dois motores elétricos de 476 cv.

A autonomia elétrica no ciclo CLTC é de 235 km, enquanto a autonomia combinada oferecida pela bateria e pelo tanque de gasolina é de 1.338 km. O preço base na China do Polestones 01 é de 349.900 yuans, o que equivale a cerca de R$ 242.000 na taxa de câmbio atual.

Tank 700 Hi4-T

Da GWM vem a marca Tank, especializada em veículos off-road e SUVs grandes com ambições off-road. O modelo mais recente e, ao mesmo tempo, mais ambicioso é o Tank 700 Hi4-T, um veículo off-road com 5,09 metros de comprimento e 3.110 kg que foi criado como um híbrido plug-in e será acompanhado por uma versão a gasolina.

Tank 700 Hi4-T

Tank 700 Hi4-T

O motor do Tank 700 Hi4-T é uma unidade a gasolina 3.0 V6 com 360 cv, acompanhado por um motor elétrico de 163 cv para atingir um total de 523 cv transmitidos à tração nas quatro rodas.

A bateria de 37,1 kWh lhe dá uma autonomia elétrica declarada de 90 km no ciclo WLTC e 1.100 km no total. As listas de preços chinesas começam em 428.000 yuans, ou R$ 296.000.

Fang Cheng Bao 5

Subindo um pouco mais na lista dos novos off-roaders chineses mais potentes está o Fang Cheng Bao 5 ou Leopard 5, nascido sob a asa da empresa controladora BYD sob a nova marca Fangchengbao (ou Fang Cheng Bao).

Fang Cheng Bao Bao 5

Fang Cheng Bao 5

O Bao 5 é um SUV off-road híbrido plug-in que mede 4,89 metros de comprimento e, portanto, é um pouco mais compacto do que os outros modelos da nossa lista, mas possui um motor 1.5 a gasolina e dois motores elétricos que produzem um total de 687 cv em um peso de 2.890 kg

Tração nas quatro rodas faz parte do pacote e a aceleração de 0 a 100 km/h leva 4,8 segundos, enquanto a autonomia elétrica fornecida pela bateria de 31,8 kWh do é de 125 km no ciclo CLTC. O preço chinês do Fang Cheng Bao é de pelo menos 289.800 yuans (cerca de R$ 200 mil).

M-Hero 917

Um dos dois "monstros" mais impressionantes da nova onda de super off-roaders chineses é o M-Hero 917 da marca Mengshi da gigante Dongfeng.

Com 4,98 metros de comprimento e um peso impressionante de 3.293 kg, o M-Hero 917 também foi projetado para os mercados internacionais (incluindo a Europa), onde poderá chegar nos próximos anos em uma versão 100% elétrica ou híbrida plug-in com extensor de autonomia (EREV).

M-Hero 917

M-Hero 917

O M-Hero 917 elétrico tem quatro motores elétricos com um total de 1.088 cv, uma autonomia WLTP de 450 km com a bateria de 142,7 kWh e 4,2 segundos de 0 a 100 km/h. O EREV, por outro lado, tem um motor a gasolina de 197 cv combinado com três motores de tração elétrica com um total de 816 cv. Nesse caso, a bateria de 65,8 kWh proporciona uma autonomia elétrica de 155 km e um total de 750 km. Na China, ele custa no mínimo 637.700 yuans (cerca de R$ 440 mil).

YangWang U8

O mais exagerado de todos, no entanto, é o YangWang U8, um off-roader híbrido plug-in extensor de autonomia que também pode se mover na água e fica no topo da nova marca de luxo da BYD.

YangWang U8

YangWang U8

O YangWang U8 tem 5,31 metros de comprimento, peso de 3.460 kg e é impulsionado por quatro motores elétricos que também permitem que ele se ligue sozinho como um tanque, enquanto a bateria é recarregada na tomada ou por meio do motor 2.0 turbo a gasolina.

A potência total é de 1.196 cv, com um torque de 1.280 Nm, e apresenta uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. A bateria de 49,05 kWh proporciona uma autonomia elétrica de 180 km no ciclo CLTC e uma autonomia total de mais de 1.000 km. No mercado chinês, o YangWang U8 é vendido a um preço base de 1.089.000 yuans (R$ 752.000 na taxa de câmbio atual). Este modelo já tem lançamento confirmado no Brasil.

O YangWang U8 no Salão de Genebra