Os carros chineses podem até ser um tabu nos Estados Unidos, mas já estão criando raízes na Europa e outros mercados. Montadoras como BYD, GWM, MG, entre outras, atraíram compradores devido ao preço e à qualidade surpreendentemente boa, mas nem tudo que reluz é ouro. Relatos de várias fontes alegam que os altos custos de seguro dos novos EVs chineses estão afugentando alguns compradores preocupados com o preço.
De acordo com a CityAm, uma agência financeira com sede no Reino Unido, as seguradoras britânicas estão enfrentando dificuldades quando se trata de novos veículos chineses. O veículo citou "a escassez de peças de reposição, a má cooperação entre as seguradoras e os fabricantes chineses e a falta de conhecimento técnico sobre os novos veículos", o que, por sua vez, está elevando as taxas de seguro dos motoristas do Reino Unido.
Esse também não é o único relato desse problema. No início deste mês, a Auto Express se concentrou na BYD com reclamações semelhantes. O BYD Seal pode estar concorrendo ao prêmio de Carro Mundial do Ano, mas as oficinas do Reino Unido estão tendo dificuldades para consertar qualquer BYD no país.
A Auto Express cita um raciocínio semelhante: "A falta de compreensão sobre como funciona o mercado de reparos da Europa e a falha em fornecer as peças e informações corretas que permitiriam a realização de reparos econômicos após acidentes."
Quando esses carros são danificados, eles podem acabar tendo longos períodos de reparo, pois as oficinas esperam por peças de reposição para reparos que, teoricamente, não deveriam ser tão complicados. Em outros casos, reparos que seriam rotineiros em qualquer marca europeia ou japonesa típica acabaram por destruir um carro chinês. Essa não é uma boa notícia para as taxas de seguro dos modelos EV chineses.
Assim, algumas seguradoras estão simplesmente optando por não fazer seguro desses veículos. Quando os motoristas conseguem encontrar um seguro, as cotações são muito mais caras do que as de um veículo típico movido a gasolina do mesmo tamanho e característica.
A reputação de que os VEs são caros para segurar e consertar é um problema global. Aprendemos isso com a Tesla e outras marcas; as baterias são dispositivos caros que, muitas vezes, não podem ser consertados quando danificados em um acidente, o que faz com que o carro seja destruído mais facilmente. Além disso, devido à natureza de alta voltagem dos veículos elétricos, muitos técnicos precisam ter treinamento adequado para realizar determinados procedimentos, o que significa que eles são mais caros.
Parece que as novas startups chinesas de veículos elétricos caíram nos mesmos problemas que atormentaram outras marcas, embora provocados por uma incompatibilidade cultural. A Tesla só melhorou um pouco nos últimos tempos, mas ainda não é excelente. Não podemos esquecer que os altos custos de reparo são um dos fatores que levaram a Hertz a retirar a maioria dos Teslas de sua frota de veículos elétricos.
Ainda assim, ambas as fontes foram categóricas ao afirmar que não havia nada de errado com os carros em si. Quando não estão danificados, eles ainda são veículos competentes, e a BYD, a MG e a GWM explicaram que estavam tomando medidas para entender melhor como o mercado europeu funciona e corrigir os problemas. Com alguma sorte, os preços dos seguros cairão para níveis razoáveis em breve.
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