A Tesla é conhecida por não seguir o caminho tradicional das grandes montadoras. Ao invés de décadas de processos engessados, a fabricante de carros elétricos abraça a inovação na construção de seus veículos. Um ótimo exemplo é o uso da "giga fundição" em peça única, e agora, a Tesla planeja uma nova revolução: uma montagem completamente nova que promete reduzir custos e agilizar a produção.
Essa técnica de montagem é chamada de "unboxed" e dispensa a necessidade de um carro (ou uma "caixa" retangular) rolar por uma linha de montagem tradicional, passando por várias estações onde as peças são adicionadas. Em vez disso, o que a Tesla planeja fazer é montar diferentes seções de um veículo ao mesmo tempo em áreas dedicadas da fábrica e, em seguida, reunir um conjunto de grandes subconjuntos no final.
Galeria: Tesla - fábrica Fremont
Afirma-se que isso pode reduzir pela metade os custos de produção e exigir cerca de 40% menos espaço do que uma fábrica de automóveis tradicional com a mesma produção. Se for verdade, isso desempenhará um papel importante ao permitir que a Tesla reduza significativamente os custos de fabricação e produza veículos mais baratos do que nunca.
O CEO da empresa, Elon Musk, fez alusão a essa nova abordagem de produção em várias ocasiões, mas não forneceu detalhes concretos. Tudo o que ele disse até agora é que a forma como a Tesla planeja produzir seu carro elétrico acessível de US$ 25.000 é "revolucionária" e "muito mais avançada do que qualquer sistema de produção automotiva no mundo, por uma margem significativa".
O carro acessível da Tesla deve entrar em produção (ou pelo menos ser revelado) no final de 2024 ou no início de 2025, e Musk confirmou que o projeto está "muito adiantado", mas sem acrescentar mais detalhes. No entanto, a Tesla não cumpriu seus prazos auto-impostos no passado, portanto, o modelo acessível pode realmente estrear alguns anos mais tarde.
Galeria: Tesla Giga Laboratory Store In Chengdu, China
A Automotive News cita Mathew Vachaparampil, CEO de uma empresa de engenharia e benchmarking automotivo chamada Caresoft, dizendo que a Tesla primeiro criou uma simulação digital do método de montagem sem caixa para garantir sua viabilidade. Ele não disse qual foi o resultado desse teste específico, mas confirmou que a Tesla economizaria muito na fabricação ao implementar essa forma inovadora de produzir carros.
Não sabemos onde a Tesla planeja implementar o método unboxed primeiro, mas provavelmente estará vinculado à produção de seu modelo acessível. Atualmente, a empresa está construindo ou expandindo várias fábricas, portanto, poderia ser construído no Texas, em Berlim ou até mesmo no México, pelo que sabemos até o momento.