BYD: alta nas vendas globais de carros eletrificados no 1º trimestre

Mais de 626.000 carros elétricos e híbridos plug-in vendidos no primeiro trimestre de 2024

BYD Yuan Up BYD Yuan Up

A BYD, maior montadora de veículos elétricos e híbridos plug-in (NEVs) do mundo, registrou um aumento significativo nas vendas no último mês, após o período de Ano Novo Lunar, que impactou os resultados do mês passado na China.

Desde março de 2022, a BYD deixou de fabricar e vender carros exclusivamente a combustão, focando totalmente em NEVs, que incluem carros de passeio e comerciais.

As vendas de veículos elétricos de passeio (BEVs) subiram 36,3% em relação ao ano passado, totalizando 139.902 unidades em março. Já os híbridos plug-in (PHEVs) de passeio tiveram alta de 56,4% no comparativo anual, alcançando 161.729 unidades vendidas. 

As vendas de NEVs comerciais, que incluem vans e caminhões elétricos, tiveram queda de 16,5% na comparação anual, mas cresceram 47,1% em relação a fevereiro.

A BYD também vem expandindo sua presença no mercado global de carros elétricos:

Além de líder em NEVs na China, a BYD também é a segunda maior fabricante de baterias para carros elétricos do país. A sua capacidade instalada de produção atingiu 11,762 GWh em março, aumento de 18,9% na comparação anual.

Vale ressaltar que o primeiro trimestre de 2024 apresentou um cenário misto para a BYD:

Apesar da queda nas vendas em relação ao último trimestre, a BYD segue demonstrando forte desempenho no mercado de carros elétricos e híbridos, tanto na China quanto globalmente. No momento, a montadora está concentrando seus esforços para ampliar a presença internacional com investimentos em fábricas e lançamentos em mercados inéditos. 

No Brasil, por exemplo, o plano é iniciar a montagem de veículos eletrificados entre o final deste ano e o começo de 2025. Estão confirmados para a linha de produção nacional os modelos Dolphin, Dolphin Mini, Song Plus e Yuan Plus - a meta de produção no primeiro ano é de 150.000 unidades.