BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km
Nova geração da bateria de lâmina será apresentada no 2º semestre
A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.
A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração.
Galeria: BYD Blade Battery
Elétricos com 1.000 km de alcance
Em termos práticos, a nova bateria Blade elevará a densidade de energia de 140 Wh/kg para 190 Wh/kg, um salto significativo que permitirá aos carros elétricos da BYD alcançar até 1.000 km com uma única carga, segundo relatado. Se confirmado, será um marco para esse tipo de célula. Como referência, atualmente os carros elétricos da BYD com maior autonomia à venda no Brasil têm entre 350 e 400 km de alcance pelo padrão Inmetro - algo entre 400 e 500 km no uso real.
Consequente, o desempenho será aprimorado. A otimização do volume, peso e consumo de energia da bateria resultará em um veículo mais eficiente e dinâmico. Com a bateria ocupando menos espaço, o interior do carro tende a ficar mais amplo para os passageiros.
Por fim, vale destacar a redução de custos, uma vez que baterias menores e mais leves significam menor quantidade de material e custos de produção, abrindo caminho para carros elétricos mais acessíveis.
A bateria Blade original lançada em 2020 revolucionou a indústria de EVs ao fazer com que baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) mais baratas tivessem densidades energéticas que as tornassem competitivas com as baterias NCM (níquel cobalto manganês).
Híbrido com alcance de 2.000 km
Conforme já noticiamos, a BYD também apresentará a quinta geração do sistema híbrido plug-in DM-i este ano. Com a promessa de consumo de apenas 2,9L/100km e uma autonomia combinada de quase 2.000km, o novo DM-i redefine ampliará em muito a eficiência energética dos híbridos da marca.
Conclusão:
A segunda geração da bateria Blade e a quinta geração do sistema DM-i mostram que a BYD continuará apostando pesado na inovação para seus carros elétricos e híbridos, enquanto busca uma presença internacional cada vez maior. Somente no ano passado, foram mais de 3 milhões de veículos eletrificados vendidos ao redor do mundo, o recorde histórico da marca chinesa.
No Brasil, a BYD trabalha para construir sua primeira fábrica de carros elétricos fora da Ásia, em uma operação que visa atender ao crescimento do mercado interno de eletrificados e transformar o país em um hub de exportação para outros países da América do Sul - em um futuro próximo, a BYD fala em produzir baterias localmente.
Fonte: Fast Technology via CarNewsChina
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