A BorgWarner anunciou uma parceria estratégica com a FinDreams Battery, divisão de baterias da BYD. Pelo acordo, a empresa norte-americana será o único fabricante não OEM com direitos para localizar baterias LFP para veículos comerciais utilizando células Blade na Europa, nas Américas e em regiões da Ásia-Pacífico.

Além de receber células blade de última geração para a fabricação de baterias LFP nos mercados globais, a BorgWarner terá uma licença da FinDreams Battery para usar a propriedade intelectual da FinDreams Battery relacionada ao design e processo de fabricação de suas baterias.

“A química da bateria de Lítio Ferro Fosfato é uma tecnologia interessante que está se tornando cada vez mais importante globalmente devido à sua competitividade em custos. Temos observado um aumento na demanda de nossos clientes por pacotes com células LFP”, disse Frédéric Lissalde, Presidente e CEO da BorgWarner.

“Acreditamos que a FinDreams Battery é ideal para a BorgWarner nesta área, com seus mais de 20 anos de experiência e sucesso em baterias LFP para o setor de mobilidade na China e na Europa. Estamos entusiasmados em trabalhar juntos para desenvolver tecnologia de ponta em células e baterias para eletrificar ainda mais este segmento de mercado.”

Galeria: BYD Blade Battery

Com foco nos veículos elétricos comerciais, a parceria chama a atenção para o tamanho dos atores envolvidos: de um lado um dos gigantes globais de componentes automotivos e de outro o maior fabricante de veículos eletrificados do mundo e um dos principais player no segmento de baterias. 

É notável ainda a parceria em meio a um cenário mais delicado em termos geopolíticos: "a cooperação de localização no exterior com a BorgWarner em baterias usando células blade leva as vantagens dos pontos fortes de cada um, oferece opções diversificadas e flexíveis para clientes no exterior e também oferece acesso extra a baterias localizadas usando células blade FDB para clientes no exterior", disse Micheal He, Presidente e CEO da FinDreams Battery. 

borgwarner fabrica baterias piracicaba

BorgWarner: fábrica de baterias em Piracicaba (SP)

Aqui no Brasil, a BorgWarner anunciou recentemente um novo passo no segmento de mobilidade elétrica com o anúncio do início da exportação dos módulos de gerenciamento de baterias (BMS) desenvolvidos no Brasil para outras unidades da empresa. 

Por conta desse novo passo, será aberta uma segunda linha de montagem de baterias na unidade de Piracicaba (SP), com uma ampliação do volume em cerca de 3 vezes - capacidade de até 5.000 sistemas de baterias.