Apesar da desaceleração do mercado de carros elétricos em algumas regiões, a Kia segue firme em seus planos. A montadora coreana revelou recentemente que lançará a versão final do EV3 Concept, um SUV elétrico com preço acessível, ainda este ano.

O CEO da Kia, Ho Sung Song, reforça o compromisso da marca com a eletrificação, buscando se tornar um "fornecedor de soluções de mobilidade sustentável". A empresa mantém a meta de alcançar 4,3 milhões de unidades vendidas até 2030 (contra 3,2 milhões atualmente), com 58% dos veículos eletrificados.

Estreia do Kia EV3 na Coreia do Sul

Para isso, a Kia planeja reforçar continuamente suas ofertas de veículos elétricos e híbridos para competir melhor em todo o mundo, especialmente na China, onde a concorrência é acirrada.

É claro que alguns desses modelos já foram vistos de uma forma ou de outra - o EV3 e o EV4 existem em forma de conceito. O Kia EV5 está atualmente à venda na China e chegará à Europa. A Kia menciona um modelo EV2 que ainda não vimos, bem como uma versão elétrica do Kia Carens, um veículo de sete lugares de baixo custo destinado a mercados como o da Índia.

Tudo isso começa este ano. Em 2024, a marca planeja introduzir seis modelos híbridos antes do final deste ano, mais oito modelos eletrificados até 2026 e mais nove modelos até 2028. Sua linha completa de EV chegará a 15 modelos até 2027.

Estreia do Kia EV3 na Coreia do Sul

Seis desses modelos EV serão lançados até 2026. Até o momento, a Kia fez exatamente o que disse que faria em 2024. Ela já revelou o Kia K4 movido a combustão, um substituto para o sedã Kia Forte (Cerato). Ela também planeja revelar versões atualizadas do EV6, do Sportage e do K8, exclusivo da Coreia do Sul; não é difícil supor que esses modelos provavelmente serão exibidos junto com o novíssimo EV3. 

A Kia tem sido um pouco discreta sobre a aparência exata do EV3 em sua versão final. Fotos de flagras do EV3 mostram uma aparência um tanto contida do veículo, mas, proporcionalmente, o carro se assemelha bastante ao modelo conceitual.

Sabemos que ele usará a mesma plataforma E-GMP usada pelo EV9 e EV6, mas não terá a mesma arquitetura de 800 volts desses carros. O EV3 usará uma arquitetura de 400 volts mais barata para manter os custos baixos, o que deve ajudar a baixar o preço do EV3 para a faixa de US$ 30.000 (R$ 155.000).

Kia EV3 estreia na Coreia do Sul

"No lado dos veículos elétricos, os populares EV6 e EV9 [da Kia] acabarão exigindo modelos posicionados abaixo deles", disse Fiorani em um e-mail. "Assim como os compradores do K4 provavelmente trocarão para um K5 ou um Sportage, um comprador do EV3 desejará passar para um modelo elétrico maior."

Kia EV3 estreia na Coreia do Sul

A estratégia da Kia é de longo prazo; ela vê o crescimento real dos veículos elétricos desacelerar, mas está conquistando os clientes de maneira tradicional, permitindo que eles cresçam junto com a mudança da marca. Isso é muito diferente de algumas das estratégias de luxo de outras marcas. 

"Até o final da década, a Kia espera que os compradores exijam uma linha de veículos elétricos e a montadora quer estar presente para eles", disse Fiorani. Parece que o EV3 será o primeiro passo no plano da Kia para atender aos compradores onde eles estão. Esperamos que dê resultado.