Volkswagen usará plataforma chinesa CEA 40% mais barata que a MEB alemã
Nova arquitetura foi desenvolvida em parceria com a XPeng e será adotada a partir de 2026
A Volkswagen confirma nesta quarta-feira (17) que adotará nova plataforma na próxima leva de veículos elétricos que lançará na China. Projetada em parceria com a marca local XPeng, a arquitetura atende pelo codinome CEA (China Electrical Architecture) e servirá de base para modelos baratos e acessíveis que serão introduzidos no mercado local a partir de 2026.
Na comparação com a base MEB (desenvolvida na Alemanha e usada nos atuais elétricos da marca), a CEA é aproximadamente 40% mais barata de produzir. Possui menos unidades de controle e utiliza computador central com estrutura zonal para acionar todos os componentes eletrônicos e funções do veículos, incluindo direção autônoma.
Xpeng G9
“A concorrência é muito acirrada e temos que adaptar nossa estrutura de custos para sermos competitivos neste ambiente”, disse o chefão do grupo Volkswagen na China, Ralf Brandstaetter. "É um passo decisivo no nosso desenvolvimento de veículos conectados inteligentes, específicos para a China, e na aceleração da nossa forte estratégia 'Na China, para a China'", completou.
A nova arquitetura é fruto de parceria firmada entre a Volkswagen e a XPeng no ano passado. No acordo, os alemães compraram 4,99% da marca chinesa por cerca de US$ 700 milhões e anunciaram planos de lançar conjuntamente dois elétricos com a marca Volkswagen até 2026. O primeiro deles, já confirmado, será um SUV. As empresa esperam alcançar ganhos importantes em economia de escala e reduzir os custos com software, plataforma e tempo de desenvolvimento em 30%.
A aliança é parte da nova estratégia de mercado traçada pela Volkswagen para a China após perder para a BYD o posto de marca mais vendida do mercado local. Recentemente, a montadora confirmou que investirá 2,5 bilhões de euros no país para expandir seu centro de produção e inovação na cidade de Hefei, província de Anhui.
Bombando
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