Após a conferência anual de resultados e o 'Power Day', onde a Volkswagen apresentou sua estratégia e novas diretrizes para se transformar uma empresa de mobilidade elétrica e serviços, o grupo alemão também destacou pontos essenciais nessa transição energética e um deles é uma mudança gradual para uma única plataforma de veículos elétricos

Esta nova plataforma é chamada Scalable Systems Platform (SSP) e está sendo desenvolvida para estrear com o primeiro carro desenvolvido pelo Projeto Artemis da Audi, que chegará ao mercado entre 2024 e 2025. 

Volkswagen AG - Conferência anual de mídia 2021

Ao mesmo tempo, esta arquitetura está sendo utilizada pelo Projeto Trinity da Volkswagen, que gradualmente será aplicada aos veículos elétricos construídos atualmente sobre as plataformas elétricas MEB e PPE.

Questionado pelo site Autocar durante a conferência anual de resultados da Volkswagen, o CEO do grupo, Herbert Diess disse:  

"A plataforma SSP substituirá as plataformas existentes por um longo período de tempo. O start-up começará com o Artemis em 2024/2025. Nós vamos pegar o que temos com a MEB, e teremos melhoria de custo e padronização da bateria, o que anda de mãos dadas com uma nova arquitetura eletrônica que fornece mais poder de computação para os veículos. A SSP acabará por ser o backbone único para o Grupo, estamos falando aqui de algo para além de 2035."

project-trinity

Toda essa mudança é parte da estratégia do Grupo Volkswagen de padronizar em grande escala todo o processo de produção de veículos elétricos, desde a plataforma e módulos de baterias, passando pelo sistema operacional e serviços de mobilidade comuns. Todas essas soluções em comum serão compartilhadas pelas marcas Audi, Bentley, Porsche, Seat/Cupra, Skoda e Volkswagen.

Atualmente o grupo já trabalha com esse conceito de compartilhamento de plataforma para ganhos de escala em eletrificação, software e serviços conectados, mas a Volkswagen quer levar isso a um nível jamais visto na história da indústria automotiva. Tudo para disseminar os carros elétricos e se tornar a líder mundial em mobilidade conectada. 

"As plataformas da Volkswagen são um importante alicerce da história de sucesso da Volkswagen e estamos levando a abordagem da plataforma a um novo nível", disse Diess. "Ao fornecer plataformas fortes e unificadas, nossas marcas podem liberar todo o seu potencial e sinergias. Nossa plataforma MEB serve como uma prova de conceito. Isso levou a mobilidade ao nosso negócio principal."

Voltando à plataforma SSP, que está intimamente ligada ao Projeto Trinity, pode ser descrita como totalmente digital e altamente escalável, com a empresa afirmando que ela é adequada para "modelos de todas as marcas e segmentos". Apesar de nova, ela herdará muitos elementos das bases MEB e PPE, e as substituirá gradualmente em uma transição que deve estar totalmente concluída por volta de 2035, segundo Diess. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Autocar

Galeria: Audi Artemis Project