BYD Shark: picape híbrida plug-in será lançada no Brasil em agosto

Estreia mundial será realizada em evento no dia 14 de maio no México

byd shark picape hibrida data lancamento (1) byd shark picape hibrida data lancamento (1)

A nova picape BYD Shark será apresentada oficialmente no próximo dia 14 de maio em evento realizado no México e chegará ao Brasil em meados de agosto. A informação foi confirmada por Alexandre Baldy, conselheiro da BYD Brasil, durante programa na rádio Jovem Pan FM. 

Com os primeiros detalhes revelados nesta semana, a picape BYD tem pretensões globais e promete ser um dos lançamentos mais importantes da marca até aqui. A picape média da montadora chinesa promete aliar o trem de força híbrido plug-in às especificações de respeito para marcar a entrada neste segmento que é um dos que mais cresce na maioria dos mercados.

A BYD anunciou que a picape utilizará a plataforma DMO, que utiliza chassi projetado especificamente para híbridos e está otimizado para o trem de força PHEV. A BYD enfatiza que a tecnologia CTC integra a bateria a um chassi de aço de alta resistência, garantindo a segurança ideal no uso off-road. A bateria Blade estará a bordo, embora sua capacidade ainda seja um segredo - pode ser a unidade de 31,8 kWh encontrada no Leopard 5. Assim como outros modelos eletrificados da BYD, a picape média também terá o chamado V2L (capacidade de recarga externa).

Segundo apurado pela imprensa chinesa, espera-se que a picape utilize o mesmo trem de força do SUV de luxo Leopard 5, provavelmente apresentando um motor de 1,5 litro que gera cerca de 135 kW (180 cv) aliado a motores elétricos para uma potência combinada de 480 cv (350 kW).

O sistema de tração nas quatro rodas elétrico permite uma distribuição de torque inteligente e rápida entre as rodas dianteiras e traseiras, garantindo uma capacidade de resposta mais efetiva. Além disso, o bloqueio central de energia facilita a transferência inteligente de torque a velocidades até 30 vezes mais rápidas do que um sistema mecânico.

Embora a altura não tenha sido revelada, o comprimento será de 5.457 mm, a largura 1.971 mm e a distância entre eixos de 3.260 mm. O site chinês Fast Technology especula um preço inicial de cerca de 200.000 yuans, aproximadamente R$ 144 mil em uma conversão direta.

E como foi dito no início, o lançamento mundial da BYD Shark será no próximo dia 14 de maio no México, quando serão revelados todos os detalhes e especificações. Esta nova picape híbrida plug-in pode se tornar um divisor de águas para a BYD, atacando um dos segmentos que mais crescem na indústria automotiva e com a vantagem do trem de força eletrificada, área que ainda tem poucas opções oferecidas pela concorrência.