Considerado um dos modelos mais emblemáticos da histórica da Mercedes-Benz, o icônico Classe G acaba de se render totalmente à eletrificação. No Salão de Pequim, na China, a fabricante alemã apresenta para o público a versão puramente EV do modelo e impressiona pelos números de potência e desempenho alcançados. O grandalhão movido a bateria se chama G580 EQ (e não EQG, como especulado) e já pode ser encomendado.
Visualmente, a Mercedes-Benz optou por manter o design clássico do carro e não mexeu na receita de décadas do modelo. Com isso, promoveu mudanças pontuais no formato da grade e no desenho do capô, de modo a melhorar o fluxo de ar. Além disso, transformou o estepe pendurado na tampa do porta-malas em um suporte para armazenamento do cabo de carregamento. No mais, há novas rodas, opções de cores e logotipos exclusivos.
Na cabine, o G580 EQ adota a versão mais recente sistema de entretenimento MBUX da Mercedes-Benz e iluminação ambiente com viradas configurações. Dependendo da versão, há equipamentos como entrada sem chave, porta-copos com temperatura controlada, ssistema e som Burmester 3D e sistema de câmera de capô transparente.
Mecanicamente, o destaque fica por conta do conjunto formado por quatro motores elétricos potência de 588 cv (cada motor contribuindo com 147 cv) e torque de incríveis 118,6 kgfm. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Ainda assim, a Mercedes-Benz destaque que a prioridade do G580 EQ é desempenho off-road. Nesse ponto, inclusive, o elétrico é superior ao Classe G tradicional a gasolina.
Segundo a marca, cada um dos quatro motores possui sua própria transmissão de duas velocidades. Com isso, o modelo não precisa de bloqueios de diferencial tradicionais e, em vez disso, usa controles individual para situações de máxima exigência. Componentes da bateria e do trem de força são completamente selados, permitindo que o SUV atravesse trechos alagados de até 850 mm de profundidade (cerca de 150 mm a mais que o G a gasolina).
O G580 EQ tem suspensão dianteira independente e eixo traseiro sólido, além de proteção da parte inferior da carroceria em carbono e outros materiais resistentes para proteger a enorme bateria de 116,0 quilowatts-hora. A bateria suporta carga de 200 kW e oferece autonomia de 470 km no padrão WLTP. Não são números ruins, levando em conta a aerodinâmica de 0,44 de coeficiente de arrasto e o peso colossal de 3.085 kg (cerca de 600 kg a mais que o G500 a gasolina).
Na Alemanha, o Classe G elétrico custa a partir de 142.622 euros (R$ 785.000) na versão básica. Os modelos especiais, como o Edition One, adicionam acabamento AMG Line, rodas AMG de 20 polegadas, estribos, acabamento em aço inoxidável e um volante esportivo, subindo o preço para 192.524 euros (R$ 1.059.000).
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