A Volkswagen suspenderá a produção dos carros elétricos VW ID.3 e Cupra Born em suas instalações em Zwickau e Dresden, na Alemanha, durante as duas primeiras semanas de outubro, devido às condições de mercado menos favoráveis.

Devido à atual conjuntura do mercado, a produção será reduzida durante o período das férias de outono na Saxônia, que ocorrerá de 2 a 13 de outubro, na fábrica da Volkswagen em Zwickau, conforme informou um representante da empresa nesta semana.

Galeria: Cupra Born - produção na Alemanha

Já a produção do Volkswagen ID.3 na fábrica de Dresden será interrompida a partir de 2 de outubro e retomada em 16 de outubro. O local, que foi inaugurada em 2002 como a Transparent Factory, produzindo sedãs Volkswagen Phaeton, começou a fabricar veículos elétricos em 2017, com o Volkswagen e-Golf.

A montadora alemã não quis comentar sobre quantos funcionários serão afetados por essa medida. No entanto, a empresa anunciou no início deste mês que não estenderia os contratos temporários de 269 colaboradores em sua fábrica de veículos elétricos em Zwickau.

No local, o volume de produção vinha acelerando ao atingir o recorde de 7.100 mil unidades por semana (cinco dias úteis) em novembro de 2022 e chegou ao patamar de 7.300 mil por semana em março de 2023, antes das condições de mercado pioraram na Alemanha

Entre os motivos para a queda nas vendas de carros elétricos, está uma concorrência cada vez mais acirrada da Tesla e de uma crescente variedade de montadoras chinesas entrando no mercado, ao mesmo tempo em que existe uma demanda reduzida no segmento veículos elétricos devido à inflação, juros em alta e estagnação econômica, bem como a redução dos subsídios do governo alemão.

Fonte: Automotive News