Após um hiato de quase dois anos, o Peugeot E-208 PSE finalmente volta aos planos da marca francesa. A versão esportiva do hatchback elétrico, que havia sido cancelada em 2021 devido à redefinição de projetos dentro do grupo Stellantis, agora de novo no cronograma, graças ao aval da Peugeot Sport.
Segundo antecipado pelo Motor.ES, a nova geração do E-208 PSE será construída sobre a plataforma STLA Small, uma arquitetura de última geração que promete desempenho e eficiência aprimorados. Essa plataforma representa um avanço significativo em relação à eCMP e sua derivada Perfo-eCMP, utilizadas no Lancia Ypsilon HF.
Espera-se que o E-208 PSE seja equipado com um motor elétrico de até 280 cv (206 kW), um aumento considerável em relação aos 240 cv (177 kW) do Ypsilon HF. Essa potência adicional deve traduzir-se em um desempenho mais esportivo, colocando o hot hatch francês em pé de igualdade com o Volkswagen ID.2 GTI, um de seus principais rivais no futuro.
Embora a data oficial de lançamento não tenha sido confirmada pela Peugeot, estima-se que o E-208 PSE chegue ao mercado entre 2027 e 2028, então ainda deve demorar um pouco para conhecermos a proposta esportiva para o hatch de entrada. A retomada do projeto é um sinal positivo para os entusiastas da marca e para o futuro da Peugeot Sport, comprovando sua atuação no novo cenário de eletrificação.
Especificações esperadas do Peugeot E-208 PSE:
O E-208 PSE tem potencial para se tornar uma opção bem interessante no segmento de compactos elétricos, principalmente pelo uso de uma plataforma moderna e trem de força mais eficiente. No entanto, a espera até 2027-2028 parece um tanto longa, mas novidades podem surgir antes. A conferir.
Por enquanto, o Peugeot E-208 é vendido no Brasil por R$ 237.990 na versão regular, mas o modelo reestilizado já está à venda na Europa com motor mais potente e nova configuração de bateria, o que elevou a eficiência e a autonomia. Em breve, a linha 2024/2025 deve ser lançada por aqui.
Fonte: Motor.ES
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot E-3008 é o elétrico mais barato do mundo com bateria de 100 kWh
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Peugeot diz não ao design retrô para seus futuros carros elétricos
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Peugeot E-208 deixa de ser vendido no Brasil: foco no E-2008