Nós aqui do InsideEVs Brasil e nossos amigos do InsideEVs US estamos absorvendo o que vimos durante a viagem à China para o Salão de Pequim na semana passada. Entre a viagem, a comida, a impressionante infraestrutura de veículos elétricos e as dezenas, se não centenas, de conversas, a mente está repleta de conceitos de histórias, informações e mensagens prontas para transmitir a todos vocês aqui no InsideEVs.
A única constante que se destaca em minha mente é a seguinte: As montadoras chinesas estão prontas. Já passamos da frase altamente paternalista "Eles estão quase lá", uma resposta comum de críticos, jornalistas e executivos de marcas de automóveis ocidentais. Não, em sua maioria, esses carros são reais. E muitos deles realmente se sairiam bem no mercado americano se as tarifas, as tensões geopolíticas e outras questões pudessem ser resolvidas o suficiente para que eles viessem para cá.
É claro que alguns produtos são mais bem selecionados do que outros. Mas aqui estão cinco carros, ou marcas, que eu acho que poderiam se dar bem nos Estados Unidos, com base no tempo que passei pessoalmente no Salão de Pequim ou enquanto explorava a região metropolitana de Pequim.
A postura "será que eles vão ou não vão" da Nio em relação à sua entrada nos EUA por volta de 2019 foi quase tão insossa quanto um romance adolescente em um drama de horário nobre. Os problemas de lucratividade, juntamente com as tensões geopolíticas com a China, que pioraram, fizeram com que a Nio ficasse fora dos EUA e recuasse um pouco em seu plano de entrar nos EUA até 2025.
Ainda assim, a empresa está sendo manchete em todo o mundo por muitas coisas, incluindo sua abordagem à tecnologia de troca de bateria.
A falta do Nio aqui é uma pena, porque esses carros são ótimos. De todas as marcas que são chamadas de "assassinas da Tesla", os veículos da Nio são realmente assim. O verdadeiro apelo do Nio é o quanto ele pega o ambiente interno genérico e hostil da Tesla e o eleva ao status de premium. Por exemplo, há um conjunto de instrumentos de verdade na frente do motorista, interruptores e hastes para os controles apropriados.
Há cores internas reais para escolher, que vão além das cores padrão taupe, cinza ou preto encontradas na maioria dos carros de luxo. Os tons verdes, roxos e azuis disponíveis na lista de opções do interior do Nio lembram o catálogo do BMW Individual.
É simplesmente um lugar agradável para se estar.
É claro que a Nio provavelmente nos direcionaria para o topo da linha, o ET7, o ET9 e o ES8. Todos são veículos maiores. Mas, para mim, os verdadeiros pontos positivos da linha da Nio são os modelos de nível básico. O ET5 Touring, do tamanho do Tesla Model 3, é um veículo genuinamente impressionante, que oferece qualidade interior no nível do Acura ou do Audi em um pacote que parece mais maduro do que os esforços da Tesla ou de qualquer outra montadora que esteja tentando fabricar um veículo desse porte. Se você está intrigado com o BMW i4, mas não gosta de seu estilo desleixado e de seu sistema de informação e entretenimento complicado, o Nio ET5 é ideal para você.
Will, do canal do YouTube ChinaDriven, possui um Nio ET7. "A troca de bateria é uma maneira conveniente e rápida de recarregar, e um fator importante na minha decisão de compra de um veículo elétrico. Também acho que o exterior tem uma aparência muito suave, enquanto o interior é exuberante", ele me disse via WeChat. Você sabe que os motoristas daqui apreciariam isso.
Outra marca com planos de exportação é a XPeng, que se viu no lado errado de um mercado muito desafiador. Infelizmente, essa é uma das consequências do cenário automotivo chinês; há tantos concorrentes fortes que um carro pode fracassar e ser ignorado, mesmo que o produto em si seja muito bom.
A XPeng tem vários modelos, mas acho que o crossover G6 seria a proposta mais interessante nos EUA. Na China, esse modelo é voltado diretamente para o Model Y e, assim como o Nio, eleva o ambiente espartano a níveis mais altos e mais confortáveis.
Os assentos traseiros do G6 reclinam e parecem ter muito mais espaço para as pernas do que o Tesla Model Y. O painel de instrumentos é um conjunto de alta qualidade, completo com mudanças de superfície e material que são muito mais interessantes do que a configuração de tablet em uma bancada de trabalho que os motoristas tem com um Model Y.
Há também o X9, uma van totalmente elétrica do mesmo tamanho de um Toyota Sienna. Ele também tem o mesmo ajuste e acabamento impecáveis e um layout de painel de instrumentos agradavelmente arejado, semelhante ao do G6.
Por aproximadamente US$ 28.000, o Xpeng G6 é cerca de US$ 7.000 mais barato do que o equivalente Tesla Model Y (na China), embora esse preço seja resultado de cortes, já que as vendas do G6 não foram exatamente as esperadas pela marca. Ainda assim, é um bom carro. Ethan Robertson, o YouTuber conhecido como Wheelsboy, me disse que ele era uma "alternativa sólida ao Model Y".
A Li Auto é um dos grandes vendedores furtivos da China sobre o qual não se fala. A BYD e a Tesla podem ocupar a maior parte do ciclo de notícias quando se trata de EVs chineses, mas a Li Auto tem se mantido forte em terceiro ou quarto lugar, com seus crossovers PHEV premium grandes e agradáveis, se não um pouco insossos.
O Li Auto Mega, uma van futurista de US$ 75.000 que detém o recorde de ser o veículo elétrico de carregamento mais rápido do planeta, foi notícia, mas infelizmente não está vendendo bem. A maior parte das vendas da marca vem de seus veículos elétricos de alcance estendido (ou E-REVs) no estilo Ram Ramcharger.
Esse apelo grande, sem graça e espaçoso é o motivo pelo qual acho que eles venderiam tão bem nos EUA. De certa forma, os EUA e a China têm gostos muito semelhantes em termos de carros. Ambos os mercados adoram carros grandes, macios e bem acabados que oferecem muito preço. Pelo que experimentei no salão de Pequim, bem como em uma loja da Li Auto em um shopping, os carros da Li Auto são genuinamente bons. A qualidade é indiscutivelmente mais convincente do que a de marcas premium como Acura ou Buick.
De todas as marcas da China sedentas por exportação, a Li Auto tem se mantido notavelmente quieta. Não está claro se ela tem algum plano de venda fora da China, mas falei com um representante que falava inglês no estande da Li Auto.
Eles não disseram se a Li Auto tinha planos de expansão, mas admitiram que, de todos os mercados em que a Li Auto poderia entrar, os EUA ou o Canadá provavelmente seriam os mais receptivos a seus modelos. "Eles têm o tamanho certo para os EUA e provavelmente são grandes demais para a Europa", disseram.
Acho que a van Mega EV superfuturista poderia atrair compradores em busca de um EV com portas deslizantes, mas seus crossovers E-REV provavelmente teriam mais sucesso nos EUA.
A Lynk & Co e a Zeekr são tecnicamente duas marcas sob o guarda-chuva da Geely, mas estou juntando-as para o propósito deste artigo. Elas geralmente têm algumas relações com seus primos corporativos da Volvo e da Polestar. Os veículos da Lynk & Co são normalmente modelos PHEV, enquanto a Zeekr é uma marca totalmente elétrica.
Ambas são marcas chinesas com um toque sueco, sem dúvida mais bem-sucedidas na execução do que a Volvo e a Polestar. Desenvolvidas e estilizadas tanto na Europa quanto na China, essas duas marcas semi-premium parecem legitimamente de alta qualidade e mais especiais do que a maioria dos EVs no mercado.
Seja nos revestimentos de teto totalmente em Alcântara ou no acabamento interno em ouro rosa, tanto a Zeekr quanto a Lynk & Co parecem especiais e premium de uma forma que eu realmente não vi nas principais marcas de veículos elétricos dos EUA.
Agora que já dirigi a maior parte da linha de produtos da Zeekr e da Lynk & Co, acho que praticamente qualquer modelo que qualquer uma das marcas quisesse poderia fazer sucesso aqui nos EUA. Gosto mais do Zeekr 001, Zeekr 007, Zeekr X e Lynk & Co 08.
É uma pena que a Smart tenha se retirado dos EUA antes da aquisição da Geely, porque, sem dúvida, seus modelos se encaixariam melhor nas concessionárias Smart-Mercedes Benz anexas agora do que o cansado Fortwo.
Assim como as marcas Lynk & Co e Zeekr, a qualidade e o design da Smart são convincentes. O nº 1 e o nº 3 parecem especiais, como pequenos produtos premium na mesma linha do Mini, mas os produtos em si parecem mais úteis para famílias pequenas ou para qualquer pessoa que precise de um carro maior do que um carro urbano de duas portas. Eu preferiria ter um Smart #1 (foto acima) a um Mini Cooper SE, em qualquer dia.
Então, o que você acha? Quais modelos da China poderiam fazer sucesso nos EUA?
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