Stellantis confirma que RAM terá picape de trabalho movida a hidrogênio
Nova caminhonete será produzida no México e terá foco comercial voltado para frotistas
Ao mesmo tempo em que trabalha em projetos importantes de propulsão puramente elétrica, a Stellantis também investe em tecnologias alternativas para o futuro das picapes da marca RAM. Prova disso foi dada recentemente com a confirmação de que a empresa lançará sua linha caminhonetes pesadas na América do Norte com versões movidas a hidrogênio.
O anúncio foi dado por Jean-Michel Billig, do programa de hidrogênio da Stellantis. “Este ano, estamos iniciando a produção de veículos maiores na Polônia e o desenvolvimento na América do Norte deve ocorrer rapidamente – especialmente com a oferta da RAM 5500 em versão de célula de combustível", explicou o executivo.
A série 5500 tem foco comercial voltado para o trabalho pesado e capacidade para transportar e rebocar cargas robustas. Atualmente, a gama é oferecida com motores turbodiesel da linha Cummins. A migração para versões a hidrogênio é uma aposta arriscada, mas a Stellantis acredita no potencial da tecnologia. Até 2030, a empresa estima que venderá anualmente mais de 100.000 veículos movidos a célula de combustível.
Em termos de funcionamento, o carro a hidrogênio se aproxima bastante do elétrico. Na prática, a grande diferença é verificada apenas no modo como a energia é gerada. Enquanto nos elétricos é preciso carregar o carro na tomada para ter uma nova carga na bateria, nos modelos movidos a hidrogênio há um tanque que, após um processo químico, transforma a substância em energia para alimentar o motor elétrico. Em vez de gases, o resultado gerado é apenas água, expelida pelo escapamento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
BYD Han e Tang revelados com nova versão elétrica de 1.100 cv na China
Ram sugere que picape elétrica com porte de Dodge Dakota está em andamento
Mercedes-Benz: pintura solar para ampliar o alcance dos carros elétricos
Ram 1500 REV, picape elétrica com até 800 km de alcance tem dados revelados
Prefeitura de SP sanciona lei para renovação da frota de ônibus
Dakota elétrica? Ram trabalha em inédita picape média abaixo da 1500 REV