Ao mesmo tempo em que trabalha em projetos importantes de propulsão puramente elétrica, a Stellantis também investe em tecnologias alternativas para o futuro das picapes da marca RAM. Prova disso foi dada recentemente com a confirmação de que a empresa lançará sua linha caminhonetes pesadas na América do Norte com versões movidas a hidrogênio.
O anúncio foi dado por Jean-Michel Billig, do programa de hidrogênio da Stellantis. “Este ano, estamos iniciando a produção de veículos maiores na Polônia e o desenvolvimento na América do Norte deve ocorrer rapidamente – especialmente com a oferta da RAM 5500 em versão de célula de combustível", explicou o executivo.
A série 5500 tem foco comercial voltado para o trabalho pesado e capacidade para transportar e rebocar cargas robustas. Atualmente, a gama é oferecida com motores turbodiesel da linha Cummins. A migração para versões a hidrogênio é uma aposta arriscada, mas a Stellantis acredita no potencial da tecnologia. Até 2030, a empresa estima que venderá anualmente mais de 100.000 veículos movidos a célula de combustível.
Em termos de funcionamento, o carro a hidrogênio se aproxima bastante do elétrico. Na prática, a grande diferença é verificada apenas no modo como a energia é gerada. Enquanto nos elétricos é preciso carregar o carro na tomada para ter uma nova carga na bateria, nos modelos movidos a hidrogênio há um tanque que, após um processo químico, transforma a substância em energia para alimentar o motor elétrico. Em vez de gases, o resultado gerado é apenas água, expelida pelo escapamento.
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