A Ram está perto de revelar um veículo conceito que irá antecipar a primeira caminhonete de médio porte totalmente elétrica da marca, de acordo com concessionárias que participaram de uma reunião da empresa em Las Vegas na semana passada.

Afirma-se que a caminhonete tem um design semelhante ao do conceito da Ram Revolution 1500 mostrado no Consumer Electronics Show (CES) em janeiro, mas como disse o CEO da Ram Mike Koval Jr. antes da reunião dos concessionários, o conceito de tamanho médio não seria tão desenvolvido como o da Revolution, conforme Automotive News.

O revendedor Randy Dye, que foi presidente do conselho de revendedores da Stellantis em 2022, disse que o novo conceito era "espetacular:"

"Vamos voltar àquele jogo [de tamanho médio]", disse Dye à Automotive News. "Sem dúvida, parece um carneiro". Eu olho para algumas das outras opções de médio porte no mercado, e não vou me meter nas marcas individuais, mas acho que elas nem sempre favorecem sua marca-mãe. As de médio porte parecem ter escapado, e não parecem ser as mesmas. Isto é muito "um Carneiro".

Galeria: Ram 1500 REV

Mas o conceito de uma caminhonete elétrica menor e mais acessível não foi o único veículo mostrado aos revendedores em Las Vegas. A Stellantis detalhou mais de 30 produtos de seu vasto portfólio de marcas, incluindo um conceito para a próxima geração do Durango, que afirma ser "drasticamente diferente da geração atual".

Ram (ou Dodge, já agora) não tem mais uma picape de médio porte em seu portfólio desde que a Dakota foi aposentada em 2011. A picape compartilhava os mesmos elementos que o SUV Durango, que continuou com uma terceira geração após a descontinuação do Dakota, na mesma plataforma que o Jeep Grand Cherokee.

Com tudo isso dito, parece que o Stellantis está trabalhando na renovação dos modelos de médio porte na linha Ram, que incluirá versões totalmente elétricas, como menciona Randy Dye:

"Eu amo nossas coisas de barra quente. Eu adoro nossos motores a gás. Eu amo tudo isso", disse ele. "Mas se você tomar um minuto e pensar no desempenho, será que importa que seja um motor ICE? Será que importa que seja um motor diesel? Acho que muita gente teme que voltemos aos anos 80, quando o negócio de carros de desempenho simplesmente não existia, e não é disso que se trata. De fato, número sábio, eu diria que provavelmente muitas das plataformas EV têm melhor desempenho do que o gasolina".

Configurada para ser baseado na arquitetura STLA Frame, que pode aceitar baterias com capacidade entre 101 kWh e 118 kWh (para um alcance de direção de até 800 km), a data de revelação da caminhonete totalmente elétrica ainda não foi divulgada.

Vale lembrar que a Ram revelou o conceito Revolution 1500 no início do ano e mais tarde mostrou a versão de produção da caminhonete elétrica 1500 REV, que está programada para entrar em produção em 2024.