O Governo Federal anunciou um investimento de R$ 10,6 bilhões para a modernização da frota de transporte público em todo o país. O programa, que faz parte do Novo PAC Seleções, prevê a aquisição de 2.529 ônibus elétricos, 2.782 ônibus Euro 6 e 39 trens, totalizando 5.350 novos veículos.
Objetivos do Programa:
Financiamento: O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) investirá R$ 4,5 bilhões na iniciativa, financiando a aquisição de 1.034 ônibus elétricos e 1.149 ônibus Euro 6.
Benefícios Esperados:
Ações para Garantir o Sucesso do Programa:
Há vários munícipios contemplados no Brasil e, no estado de São Paulo, especificamente, são 10 cidades: Ribeirão Preto, Sorocaba, Bragança Paulista, Campinas, Hortolândia, Itapetininga, Santana de Parnaíba, São José dos Campos, Praia Grande e Vargem Grande Paulista.
Considerações Finais:
A modernização da frota de transporte público com ônibus elétricos e Euro 6 é um investimento necessário que visa promover a sustentabilidade, a eficiência energética, a melhoria da mobilidade urbana e o estímulo à indústria nacional. O sucesso do programa dependerá da implementação de ações eficazes para garantir a operação eficiente dos novos veículos e a conscientização da população sobre seus benefícios.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Higer Azure 7: Novo ônibus elétrico compacto chega ao Brasil em dezembro
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
CATL apresenta bateria com vida útil de 1,5 milhão de km e 15 anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Mercedes-Benz apresenta ônibus elétrico articulado desenvolvido no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
VWCO apresenta o e-Volksbus 22L, seu primeiro ônibus elétrico no Brasil