O recente lançamento do SUV elétrico BYD Sea Lion 07 é acompanhado por uma inovação tecnológica crucial: a nova e-Platform 3.0 Evo. Essa plataforma aprimorada se baseia no sucesso da e-Platform 3.0 de 2021, visando maximizar o desempenho antes da chegada da próxima geração, a e-Platform 4.0.
A e-Platform 3.0 Evo apresenta cinco avanços tecnológicos que se traduzem em maior eficiência, segurança e conveniência de carregamento para os motoristas. A BYD resume esses benefícios como "mais segura, mais eficiente e mais inteligente".
Mais potência e eficiência
Um dos destaques é o primeiro sistema de propulsão elétrica 12 em 1 do mundo. Essa inovação expande o sistema 8 em 1 anterior, integrando componentes como motor, eletrônicos de carboneto de silício e conversor DC em uma única unidade altamente eficiente. O sistema apresenta um motor recordista, o mais rápido produzido em massa para um carro, atingindo 23.000 rpm. Isso se traduz em um desempenho interessante para o Sea Lion 07, com velocidade máxima de 225 km/h. Outro marco é o módulo de potência de carboneto de silício soldado a laser laminado, que aumenta ainda mais a eficiência.
Carregamento Rápido
A plataforma ostenta a capacidade de lidar com uma corrente de carregamento de 400A em carregadores públicos compatíveis de 250A. Isso reduz significativamente os tempos de carregamento: de 10% a 80% em apenas 25 minutos e de 80% a 100% em apenas 18 minutos.
Além disso, o carregamento em baixas temperaturas é aprimorado com tecnologia inteligente de auto aquecimento por pulso, reduzindo os tempos de carregamento em até 40%. Notavelmente, essa tecnologia é compatível com carregadores DC públicos existentes.
Para a velocidade máxima de carregamento, a BYD apresenta a tecnologia Smart fast dual gun. Isso permite conectar o carro a dois carregadores simultaneamente, fornecendo uma potência máxima de carregamento de 500 kW e permitindo uma carga de 10% a 80% em incríveis 12 minutos.
Gerenciamento Térmico
A e-platform 3.0 Evo apresenta uma bomba de calor de alta eficiência de faixa de temperatura ampla inteligente, a primeira do mundo. Esse sistema inovador utiliza um módulo de gerenciamento térmico 16 em 1, resultando em uma redução de 20% no consumo de energia para o sistema de ar-condicionado.
Além disso, a tecnologia de circulação dupla inteligente resfria e aquece diretamente a bateria, reduzindo ainda mais o uso de energia em 25%. Esse sistema abrangente de gerenciamento térmico se traduz em um aumento significativo da autonomia: até 60 km em clima quente e 45 km em clima frio (com base no CLTC).
Segurança Aprimorada
A BYD anuncia a primeira arquitetura de segurança de veículo CTB (célula para carroceria) do mundo. Essa arquitetura integra a bateria como um componente estrutural do carro, aumentando sua capacidade de carga. A arquitetura CTB fornece um aumento de 100 mm na zona de amortecimento de segurança frontal, levando a uma melhora de 60% na segurança em colisões frontais.
Além disso, a resistência regional da carroceria é reforçada em 60% graças ao design do endoesqueleto. A BYD ostenta uma conquista líder global de menos de 5 mm de intrusão do pedal na cabine durante o teste C-NCAP, demonstrando os recursos de segurança da plataforma.
Controle Inteligente
O foco final de inovação está na tecnologia de controle inteligente de movimento. Isso inclui uma nova arquitetura de controle de movimento para fusão de chassi de energia, suportando recursos como reconhecimento de estado dinâmico, reconhecimento de autoindutância do motor e reconhecimento de imagem.
O iTAC (sistema inteligente de controle de torque) prevê problemas potenciais, resultando em uma redução de 40% na velocidade de deslizamento e uma redução máxima do ângulo de guinada de 11,7%. Além disso, o iTAC oferece modos de direção especializados para diversas situações, incluindo assistência em terrenos acidentados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas