page ad skin

Volvo EX60 será lançado em 2025 como sucessor do XC60

SUV elétrico da empresa, ele sucederá o Volvo XC60 e desafiará o Tesla Model Y

Volvo, l'elettrica perfetta in 5 mosse

O quarto SUV elétrico da Volvo será o EX60. Ele chegará em 2025 e substituirá o Volvo XC60 (o modelo mais vendido da Volvo globalmente, com um volume em 2023 de 228.646 unidades).

O Volvo EX60 competirá não apenas com o Tesla Model Y, mas também com o herdeiro do Mercedes-Benz EQC, o Audi Q6 e-tron, a próxima geração do BMW iX3 e o Genesis Electrified GV70.

Volvo Concept Recharge Rear View

Nova plataforma, nova bateria

Para desenvolver uma nova plataforma de veículo elétrico, a Volvo Cars obteve um empréstimo de 420 milhões de euros do Banco Europeu de Investimentos (EIB), mas não sabemos se essa será a base para o EX60. O novo Diretor de Estratégia de Produto da Volvo Cars, Erik Severinson, disse que o Volvo EX60 será baseado em uma evolução da plataforma (SPA 2) na qual o EX90 se baseia. 

No entanto, ao contrário do EX90, o EX60 terá uma bateria estrutural, o que resultará em "melhor densidade de energia" e, graças à rigidez estrutural aprimorada, "excelente dirigibilidade". De acordo com os últimos rumores, o EX60 poderá oferecer uma autonomia de até 644 km.

Volvo Concept Recharge Exterior Front View

O EX60 também poderia ser equipado com uma bateria de 800 volts, o dobro da voltagem da bateria do EX90, resultando em um carregamento mais rápido e desempenho consistente. Além disso, a Volvo planeja um assoalho de alumínio megamoldado na traseira desse modelo para economizar de 15 a 20% do peso em comparação com um assoalho moldado convencional.

Condução autônoma nível 3

Enquanto aguardamos a confirmação oficial, vale a pena mencionar que, de acordo com outros rumores anteriores, o novo SUV contará com sensores LIDAR fornecidos pela Luminar e um avançado software de direção autônoma da NVIDIA.

Entre as tecnologias do EX60 também pode estar o Highway Pilot, o sistema de direção autônoma de nível 3 que estará disponível em países onde o motorista tem permissão legal para tirar as mãos do volante e desviar os olhos da estrada. Continue nos acompanhando para mais detalhes.