Más notícias para os norte-americanos que estavam empolgados com o Volkswagen ID.7: o sedã elétrico topo de linha irá atrasar. A montadora alemã decidiu adiar o lançamento de seu carro-chefe elétrico deste lado do Atlântico.
A Volkswagen não forneceu um cronograma atualizado, mas disse que a decisão foi tomada porque "a dinâmica do mercado continua a mudar". Em outras palavras, a empresa vai esperar para ver o que acontece com o esfriamento da demanda por carros movidos a bateria antes de tomar uma atitude.
Embora os veículos elétricos ainda sejam o segmento de carros que mais cresce na América do Norte e várias marcas estejam registrando vendas recordes, em muitos casos, essas vendas não foram tão altas quanto o esperado. O atraso do ID.7 pode ser uma vítima dessa tendência, ou a VW está apenas preocupada que um sedã elétrico mais caro não decole como esperado.
Inicialmente, o Volkswagen ID.7 2025 tinha uma data de lançamento programada para o terceiro trimestre de 2024 na América do Norte, mas agora é provável que o carro-chefe elétrico chegue às concessionárias dos EUA no próximo ano.
Os preços e os números oficiais de alcance da EPA ainda não foram fornecidos. Em vez disso, sabemos que o ID.7 estará disponível nos Estados Unidos em dois níveis de acabamento e uma opção de tração traseira ou integral. Também serão oferecidos dois tamanhos de rodas.
Se - esperamos que apenas quando - ele chegar aos EUA, o ID.7 será alimentado por uma bateria de 82 quilowatts-hora que pode permitir um alcance combinado de cerca de 300 milhas (482 km). A classificação oficial ainda não está disponível, portanto, considere esse número com cautela. No entanto, sabemos pela Europa, onde o ID.7 está à venda desde 2023, que a mesma bateria de 82 kWh oferece uma classificação WLTP máxima de 386 milhas (621 km) com uma carga completa.
Quanto ao preço, esperamos que o ID.7 Pro S RWD básico com rodas de 19 polegadas tenha um preço em torno de US$ 60.000 (R$ 310.000), mas saberemos com certeza quando a Volkswagen se decidir. Vale lembrar que seus sedãs não foram muito bem recebidos nos Estados Unidos no passado. Tanto o Passat quanto o Arteon foram descontinuados, com o ID.7 destinado a substituí-los.
De fato, a Volkswagen pode estar focada em SUVs, que são mais apreciados nos Estados Unidos. "Na América do Norte, a marca teve fortes vendas no primeiro trimestre, com crescimento de 27,5%, impulsionado pelo segmento de SUVs", disse a montadora em um comunicado. "Continuamos comprometidos com a mobilidade elétrica - este ano, aprimoramos o alcance e o desempenho do nosso SUV 2024 ID.4 totalmente elétrico."
O mesmo comunicado de imprensa que anunciou o atraso do ID.7 disse que a montadora alemã está interessada em lançar a minivan elétrica ID. Buzz 2025 no quarto trimestre de 2024.
A Volkswagen está longe de ser a única fabricante de automóveis a repensar e adaptar seu impulso inicial para veículos elétricos. A Mercedes-Benz, a GM, a Stellantis e a Ford, entre outras, estão cortando os custos de desenvolvimento de suas plataformas de EV, reduzindo o número de combinações de acabamento disponíveis e adicionando mais versões híbridas e híbridas plug-in às suas linhas até que as taxas de adoção de EV que estavam em alta no início da década voltem a funcionar.
Embora nenhuma dessas montadoras esteja cortando totalmente seus planos elétricos, elas estão diminuindo a velocidade e fazendo mais lançamentos para o final desta década, quando se espera que os custos das baterias diminuam consideravelmente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.7 GTX é a perua mais potente já feita pela fabricante
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Avaliação: Na autobahn com o sedã elétrico Volkswagen ID.7
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Fracassou? Volkswagen ID.7 tem somente 300 encomendas feitas na China