A Toyota Hilux movida a célula de combustível chegou à fase de testes e demonstração. As primeiras dez unidades da picape foram produzidas recentemente na fábrica da Toyota Motor Manufacturing no Reino Unido. O modelo foi apresentado ao público pela primeira vez em setembro de 2023.
Com a Hilux a célula de combustível, a Toyota está dando mais um passo em direção à neutralidade climática. Com esse projeto, a empresa quer apoiar sua chamada abordagem multi-caminho, que inclui vários conceitos de propulsão para diferentes necessidades e mercados - de veículos híbridos e híbridos plug-in a carros puramente elétricos, modelos de célula de combustível e motores de combustão com combustível sintético. Recentemente, a Toyota anunciou que estava trabalhando em conjunto com a Mazda e a Subaru em uma aliança de motores a combustão.
Os primeiros dez protótipos da Hilux a célula de combustível já foram produzidos na fábrica da Toyota Motor Manufacturing UK em Burnaston, no Reino Unido. Atualmente, cinco veículos estão sendo submetidos a rigorosos testes de campo para avaliar a segurança, o desempenho, a funcionalidade e a durabilidade. Os dados estão sendo coletados de test drives em condições reais.
Outros cinco veículos estão sendo usados para fins de demonstração por clientes e pela mídia, inclusive nos próximos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em Paris. A Toyota é um patrocinador ativo nesse projeto.
O conhecimento adquirido com o projeto Hilux, juntamente com os mais de 30 anos de trabalho de pesquisa e desenvolvimento da Toyota no campo da tecnologia de hidrogênio, contribuirá para a próxima geração da tecnologia de célula de combustível. Essas tecnologias serão caracterizadas por ciclos de vida mais longos, maior alcance e custos significativamente mais baixos.
A Toyota estima que a Europa será um dos maiores mercados para células de combustível até 2030, com crescimento contínuo nos setores de mobilidade e geração de energia. É por isso que a Toyota Motor Europe (TME) anunciou a "Hydrogen Factory Europe" em dezembro de 2023 para promover a disseminação de ecossistemas e infraestruturas de hidrogênio aqui.
Do lado de fora, o protótipo não se distingue da Hilux padrão; as dimensões permanecem inalteradas em 5.325 x 1.855 x 1.810 milímetros (C x L x A). Sob o capô está a unidade de célula de combustível já experimentada e testada no Toyota Mirai. Isso foi comprovado em uso comercial por quase uma década - desde que a Toyota lançou a primeira geração do sedã com célula de combustível no mercado em 2015.
Na Hilux, a unidade de célula de combustível tem uma autonomia de até 600 quilômetros - mais do que poderia ser alcançado com uma unidade elétrica a bateria. Graças ao baixo peso do hidrogênio, é possível obter uma carga útil maior e mais capacidade de reboque em comparação com outras alternativas livres de emissões.
O hidrogênio é armazenado em três tanques de alta pressão, cada um com capacidade de 2,6 quilogramas. Esses tanques são instalados no chassi da pick-up com estrutura de escada. A célula de combustível de eletrólito de polímero contém 330 células e está localizada diretamente acima do eixo dianteiro. A Hilux movida a célula de combustível é alimentada por um motor elétrico através do eixo traseiro. A unidade fornece uma potência de 134 kW (182 cv) e um torque máximo de 300 Nm. As únicas emissões produzidas durante a condução são de vapor de água.
Parte da eletricidade gerada pela célula de combustível é temporariamente armazenada em uma bateria de íons de lítio, que fica alojada sob a área de carga na parte traseira da picape, diretamente acima dos tanques de hidrogênio, para que não haja perda de espaço na cabine do motorista.
Os módulos de célula de combustível são montados na Europa, no centro de pesquisa e desenvolvimento da TME, na Bélgica. O centro abriga uma linha que combina tecnologias avançadas com montagem de alta qualidade. No futuro, um número cada vez maior de sistemas de células de combustível será produzido aqui na Hydrogen Factory Europe, que estará intimamente ligada às outras atividades de hidrogênio da Toyota. Isso garantirá um alcance global e um serviço global.
Um elemento fundamental no plano da Toyota para aumentar o uso do hidrogênio é a nova geração de células de combustível atualmente em desenvolvimento e com lançamento no mercado previsto para 2026-2027. Esses sistemas oferecerão uma maior densidade de potência e um alcance esperado 20% maior. Os avanços técnicos e os maiores volumes de produção também reduzirão os custos em mais de um terço.
Outros projetos de pesquisa estão se concentrando no potencial de pilhas de células de combustível escalonáveis com diferentes saídas e no projeto de tanques de combustível com formas complexas que são compatíveis com diferentes tamanhos de veículos.
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