O nobre esforço da Toyota para salvar o motor de combustão interna está produzindo uma nova tecnologia interessante. A montadora está testando um sistema de filtro que pode realmente capturar dióxido de carbono da atmosfera. Mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ele esteja pronto para a produção em série.

A Toyota instalou a tecnologia no motor de combustão de hidrogênio que está testando no carro de corrida GR Corolla. O sistema de filtro funciona capturando o dióxido de carbono que é então liberado em um fluido usando o próprio calor do motor e não requer energia adicional.

Galeria: Toyota GR Yaris - protótipo movido a hidrogênio

Infelizmente, levará algum tempo até que essa tecnologia esteja presente em seu próximo Prius ou Tacoma. O filtro coleta muito pouco carbono para compensar o motor a gasolina comum e precisa ser constantemente substituído. O carro de corrida filtrou apenas cerca de 20 gramas de dióxido de carbono em 20 voltas, o que não é muito. Para fins de contextualização, um carro a gasolina pode emitir cerca de 8.900 gramas de CO2 por galão consumido.

A Toyota contrariou as tendências do segmento no início deste mês, quando o presidente Akio Toyoda anunciou um "grande projeto de desenvolvimento de motores" em um momento em que seus concorrentes estão investindo tudo em veículos elétricos a bateria. A montadora japonesa ainda não está tão ansiosa para colocar todas as suas fichas nos veículos elétricos, prevendo uma adoção mais lenta e uma menor penetração no mercado, ao mesmo tempo em que promove uma abordagem mais ampla para alcançar a neutralidade de carbono.

Toyota GR Yaris - protótipo movido a hidrogênio

Toyota GR Yaris - protótipo movido a hidrogênio

Carbono negativo

A Toyota acredita que os motores a gasolina, os híbridos e os veículos com célula de combustível continuarão existindo. Ela e outras montadoras também estão trabalhando em motores de combustão de hidrogênio, que são quase neutros em termos de carbono. Adicionar o filtro a esse motor o tornaria negativo em termos de carbono, mas a Toyota afirma que a tecnologia também pode funcionar em um motor a gasolina.