A Volvo Cars iniciou a produção do seu SUV elétrico de luxo EX90 na fábrica de Charleston, Carolina do Sul, nos Estados Unidos. As primeiras entregas aos clientes estão programadas para o segundo semestre deste ano. O EX90 é um marco importante para a Volvo, pois representa o primeiro carro da marca totalmente elétrico a utilizar tecnologia de computação central.
O EX90 representa um novo capítulo para a Volvo Cars, um SUV totalmente elétrico com uma autonomia de até 600 km e que foi projetado para ser o Volvo mais seguro já produzido até hoje, utilizando tecnologia de segurança de última geração, tanto passiva quanto ativa.
Volvo EX90 entra em produção
E como foi dito no início, um dos destaques do Volvo EX90 é o fato de ser o primeiro carro da Volvo a ser equipado com tecnologia de computação central, que permite atualizações de software contínuas para melhorar o desempenho e a segurança do veículo.
Fabricado nos EUA
A fábrica de Charleston, inaugurada em 2018, é a primeira da Volvo nos Estados Unidos e tem capacidade para produzir até 150.000 carros por ano. A Volvo investe pesadamente na sustentabilidade da fábrica, com o objetivo de torná-la neutra em carbono até 2025.
“O Volvo EX90 totalmente elétrico inaugura uma nova era para a Volvo Cars – uma nova era em segurança, sustentabilidade e tecnologia focada nas pessoas ”, disse Jim Rowan, CEO da Volvo . “O EX90 é fabricado nos Estados Unidos, algo de que nos orgulhamos, e reflete nosso compromisso de longo prazo com nosso pessoal na Carolina do Sul e com o mercado americano em geral ”
O lançamento do EX90 é um passo importante para a Volvo em sua jornada para se tornar uma empresa automotiva totalmente elétrica e neutra em carbono até 2040. A empresa espera lançar um novo carro elétrico por ano até 2030.
Apresentado em novembro de 2022, o Volvo EX90 deveria chegar ao mercado em 2023. O atraso de cerca de seis meses a nove meses se deve ao fato de o software não estar pronto. O mesmo problema que afetou o Polestar 3, que também é baseado na plataforma Scalable Product Architecture 2 (SPA2).
O CEO Jim Rowan mencionou o problema durante a teleconferência de resultados da empresa em 20 de julho de 2023. O executivo explicou que o atraso do maior lançamento de produto da Volvo Cars desde o XC40 em 2017 é causado pela "complexidade do código de software" em torno do sistema LiDAR do EX90.
De acordo com a montadora, o LiDAR e outros sensores no Volvo EX90 criam um "escudo invisível de segurança" que pode ajudar a reduzir acidentes que resultam em ferimentos graves ou morte em até 20%.
Recentemente, durante o lançamento do Volvo EX30, a Volvo estimou que o novo EX90 deve ser apresentado no Brasil entre o final do ano e o começo de 2025, com vendas iniciando no ano que vem.
Especificações do Volvo EX90:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo EX90 está "tecnicamente pronto" para direção autônoma; entenda
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volvo EX90: Topo de linha elétrico que virá ao Brasil terá atraso de 6 meses
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volvo também anuncia mudança para o padrão de carregamento da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Volvo EX90, que virá ao Brasil, tem pedidos suspensos por alta procura