O mercado global de baterias para veículos elétricos continua avançando e as gigantes chinesas CATL e BYD seguem como protagonistas em 2024. A CATL ainda detém a maior fatia do mercado, mas a BYD vem ganhando terreno com novos carros elétricos mais acessíveis
O mercado global de baterias para carros elétricos está em franca expansão, com um consumo de 216,2 GWh nos primeiros quatro meses de 2024. Isso representa um aumento de 21,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o total foi de 177,6 GWh.
BYD eBus plataforma bateria Blade
No topo do ranking, a CATL se destaca com folga, detendo uma fatia de mercado de 37,7% até abril de 2024, segundo dados da SNE Research. A empresa chinesa, que fornece baterias para modelos de sucesso como Tesla Model 3 e Model Y, BMW iX, Mercedes EQ e Volkswagen ID, registrou um crescimento de 30% em relação ao mesmo período de 2023, quando sua participação era de 28,8%.
Para consolidar sua liderança e atender à crescente demanda, a CATL anunciou a construção de duas novas fábricas no exterior. Essas unidades se somam às seis já anunciadas na Alemanha, Tailândia, Hungria, Indonésia e duas nos EUA.
Apesar de um início de ano lento em decorrência do Ano Novo Chinês, a BYD demonstra forte crescimento e se consolida como a segunda maior fabricante global de baterias para veículos elétricos, com uma participação de mercado de 15,4%. As instalações de baterias da empresa atingiram 33,2 GWh até abril, um aumento de 18,3% em relação ao ano anterior, e a participação de mercado subiu de 14,3% em março.
Classificação | Fabricantes | Participação (Jan-Abr 2024) |
---|---|---|
1 | CATL | 37.7% |
2 | BYD | 15.4% |
3 | LG Energy Solution | 13% |
4 | Samsung SDI | 5.1% |
5 | SK On | 4.8% |
6 | Panasonic | 4.7% |
7 | CALB | 4.3% |
8 | Eve Energy | 2.3% |
9 | Gotion | 2.2% |
10 | Sunwoda | 2.0% |
O relatório revela que os três principais fabricantes sul-coreanos de baterias para EVs - LG Energy Solution, SK On e Samsung SDI - conquistaram 22,8% do mercado global nesse segmento em 2024. Apesar de um leve decréscimo de 2,4% em relação ao ano anterior, o panorama geral indica um desempenho positivo e resiliência do setor.
Enquanto isso, a Samsung SDI apresentou a maior taxa de crescimento, de 32,9%, instalando 10,9 GWh até abril. A Samsung ficou em quarto lugar com 5,1% de participação. A SK On da Coreia ficou em quinto lugar com 4,8% do mercado e 10,3 GWh instalados, queda de 2% em relação ao ano passado. Com a chegada dos renovados Hyundai IONIQ 5 e Kia EV6 equipados com baterias de quarta geração da SK, espera-se a recuperação das vendas.
batterie Panasonic
A Panasonic, única japonesa entre as dez maiores, ficou em sexto lugar com 10,2 GWh, representando uma queda de 29,5% em relação ao ano passado. A Panasonic detém 4,7% de participação de mercado. CALB (4,3%), Eve Energy (2,3%), Gotion (2,2%) e Sunwoda (2,0%) completam o top 10 de fabricantes de baterias para EVs até abril de 2024.
Fonte: CNEVPost
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos