A Volkswagen finalmente confirmou: o ID.2, sua nova aposta para o segmento de carros elétricos de entrada, está pronto e será lançado em 2025. Com um preço inicial estimado em 25.000 euros (cerca de R$ 143.000 na cotação atual), o ID.2 promete aliar estilo retrô inspirado em ícones da marca como Golf e Polo, com as tecnologias mais recentes em eletrificação.
Responsável pelo design da ID.2, Andreas Mindt, ex-designer da Bentley e Audi, garante que a versão final superou as expectativas: "o resultado é até melhor do que o carro conceito. Estou muito orgulhoso também dos interiores, que são bonitos e espaçosos como os do Golf".
Embora seja ligeiramente menor que uma Polo, com 4,05 metros de comprimento, a ID.2 se destaca pelo entre-eixos generoso, similar ao da Golf, proporcionando amplo espaço interno para os passageiros considerando o seu segmento.
Para os fãs de carteirinha da Volkswagen, o ID.2 oferece um toque especial: diferentes modos de dirigir que modificam as interfaces do painel com temas clássicos.
No "Classic Mode", a inspiração vem do lendário Fusca, enquanto o "Vintage Mode" remete ao icônico Golf de primeira geração. Uma maneira divertida de reviver a história da marca ao dirigir um carro inovador.
A ID.2 marca o início de uma nova era para a Volkswagen no segmento dos carros elétricos. Baseada na plataforma MEB modificada, ela compartilhará componentes com outros modelos elétricos de entrada de outras marcas do grupo, como Cupra e Seat.
Mas a ambição da Volkswagen não para por aí. A marca alemã está trabalhando em um projeto ainda mais ousado: um carro elétrico com preço inicial de apenas 20.000 euros (cerca de R$ 115.000).
Embora os detalhes ainda sejam escassos, este modelo, que será desenvolvido internamente pela Volkswagen após o fim das negociações com a Renault, tem previsão de lançamento para 2027.
Com design retrô, espaço interno amplo, tecnologias mais recentes e preço competitivo, o Volkswagen ID.2 está pronto para brigar em segmento cada vez mais concorrido: como referência temos modelos como o BYD Dolphin e GWM Ora 03, além dos novos Renault 5 e o futuro Fiat elétrico, sucessor do Panda, entre outros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos