Finalmente, os carros elétricos mais baratos estão chegando. Pelo menos para a Europa. 

O Grupo Volkswagen disse na última terça-feira (28) que está trabalhando "há algum tempo" em veículos elétricos compactos que custarão cerca de 20.000 euros, o equivalente a R$ 111.927. A maior fabricante da Europa disse que os novos carros serão lançados em 2027.

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Portanto, esses tão necessários VEs baratos não estarão disponíveis amanhã. Mas, mesmo assim, eles são importantes a longo prazo.

Os carros elétricos ainda são muito mais caros do que seus equivalentes a combustão, principalmente nos mercados ocidentais. Isso precisará mudar para que mais compradores comuns participem da transição para os veículos elétricos. Na China, onde os veículos elétricos e híbridos plug-in já representam cerca de 50% das vendas de automóveis, os compradores podem adquirir VEs a partir de US$ 5.000 (R$ 27.981). Não é coincidência o fato de que o mercado onde os VEs são mais baratos é também onde eles são mais bem-sucedidos.

Empresas como a Volkswagen precisarão lançar opções elétricas convencionais nos próximos anos para atender à demanda dos clientes. Caso contrário, as fabricantes chinesas, que têm se tornado exportadoras globais cada vez mais agressivas, farão isso por elas. 

"Para que a eletromobilidade se difunda, são necessários veículos atraentes,
especialmente no segmento de entrada", disse o CEO da marca Volkswagen, Thomas Schäfer, em um comunicado. "Apesar do preço atraente, nossos veículos estabelecerão padrões no segmento de entrada em termos de tecnologia, design, qualidade e experiência do cliente", acrescentou. 

Volkswagen ID.3 GTX (2024)

Volkswagen ID.3 GTX 2024

O Grupo Volkswagen vende carros de várias marcas, incluindo VW, Audi, Porsche e Škoda. Na extremidade superior do espectro, desenvolveu uma nova plataforma elétrica para a Audi e a Porsche. Na parte inferior de suas ofertas, está planejando uma série de VEs que custam cerca de 25.000 euros (R$ 139.909). Isso inclui dois carros compactos da VW e da Cupra, além de pequenos SUVs da VW e da Skoda. Eles serão lançados já no final de 2025. Os modelos de 20.000 euros (R$ 111.927) são o próximo passo natural, disse a Volkswagen. 

Atualmente, a oferta elétrica de nível básico da marca Volkswagen é o hatchback ID.3, que custa a partir de aproximadamente 40.000 euros (R$ 223.855).

Ficar abaixo dos 30 mil euros será muito importante. A BYD lançou o Dolphin por 29.990 euros (R$ 167.865) e prepara-se para iniciar as vendas do Dolphin Mini por menos de 20 mil euros (R$ 111.927), tornando-se um competidor direto do Renault Kwid E-Tech, vendido na Europa como Dacia Spring e com um preço inicial de 18.900 (R$ 105.771).

Não sabemos muito sobre os modelos de 2027. A Volkswagen compartilhou uma imagem sombria que mostra um pequeno hatchback, mas isso é tudo o que temos por enquanto.

Então, o que isso significa para o mercado do Brasil, que até o momento não tem nenhum carro elétrico da Volkswagen para venda? Ainda não está claro. A Volkswagen anunciou especificamente os modelos de 20.000 euros como "da Europa, para a Europa". E, com a divisão brasileira oferecendo ID.4 e ID.Buzz somente para assinatura enquanto prepara-se para produzir carros com a tecnologia micro-híbrida, a chegada dessa linha de entrada parece distante.

Isto vai deixando o campo livre para as marcas chinesas continuarem a buscar os clientes que querem um carro elétrico mais acessível. Hoje temos a BYD com Dolphin Mini (R$ 115.800) e Dolphin (R$ 149.800); a GWM com o Ora 03 (R$ 150.000); Caoa Chery iCar (R$ 119.990); e a JAC com o E-JS1 (R$ 126.900), prometendo lançar o E-JS3 em breve. A BYD ainda diz que irá produzir seus elétricos de entrada em Camaçari (BA). A única marca ocidental com uma opção mais barata é a Renault com o Kwid E-Tech (R$ 99.990), que hoje é o carro elétrico mais barato do Brasil.