BYD Song L DM-i: SUV híbrido plug-in maior que o Song Plus é revelado
Modelo virá equipado com a nova geração do sistema híbrido plug-in da BYD para alcance de até 2.100 km
E o cronograma de novidades da BYD segue a todo vapor. As primeiras fotos oficiais do BYD Song L DM-i, o aguardado SUV híbrido plug-in de médio porte da fabricantes chinesa, finalmente foram reveladas no novo catálogo de carros do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China.
O Song L DM-i segue a identidade visual da BYD, chamada de "Dragon Face". Seu design externo lembra bastante o do sedã Qin L, lançado recentemente. A dianteira traz uma grade frontal imponente em preto, que remete à "boca de um dragão", além de faróis LED afilados e uma entrada de ar trapezoidal.
Para reforçar o aspecto robusto, as caixas de roda contam com acabamento em plástico. Outras características são as maçanetas retráteis e os vidros traseiros escurecidos. Na parte de trás, o Song L DM-i adota as lanternas traseiras características da BYD, com um padrão de nó chinês integrado. O novo SUV da BYD também conta com um spoiler no teto e suspensão traseira independente.
O BYD Song L DM-i se posiciona no segmento de SUVs médios. Ele tem 4.780 mm de comprimento, 1.898 mm de largura, 1.670 mm de altura e 2.782 mm de entre-eixos. Para efeito de comparação, o já conhecido Song Plus DM-i (chamado de Seal U em alguns mercados) é ligeiramente menor, com 5 mm a menos de comprimento e 8 mm a menos de largura. Apesar da proximidade no tamanho, o Song L DM-i oferece um interior espaçoso, com duas fileiras de bancos e configuração 2+3.
Motorização híbrida plug-in de quinta geração
O Song L DM-i é equipado com a quinta geração do sistema híbrido plug-in da BYD, que chamou a atenção por sua alta eficiência. Sob o capô, um motor a combustão 1.5L aspirado de 99 cv (74 kW) combinado a um motor elétrico de 215 cv (160 kW). A bateria é de lítio (LFP) é a mesma utilizada por outros híbridos da marca - a BYD ainda não revelou as capacidades.
Vale lembrar que o sistema DM-i de quinta geração da BYD possui uma impressionante eficiência térmica de 46,06%, o que resulta em um consumo médio de combustível de 2,9 L/100km (34,4 km/l) e uma autonomia combinada que pode chegar a 2.100 km.
Lançamento e preço previsto
O BYD Song L DM-i está pronto para chegar ao mercado chinês no segundo semestre deste ano. Seu preço inicial deve ficar na faixa de 120.000 a 130.000 yuans (aproximadamente R$ 88.000 a R$ 96.000).
Com design moderno, interior espaçoso e tecnologia híbrida plug-in de última geração, o BYD Song L DM-i promete ser uma forte opção no mercado de SUVs médios eletrificados. Como as especificações completas ainda não foram reveladas, nem a estratégia de mercado, ainda teremos que esperar para ver as possibilidades internacionais desse modelo, que tem porte muito próximo ao do já conhecido Song Plus DM-i.
Fontes: AutoHome/CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BYD Dolphin 2025 reestilizado: primeiras imagens reveladas
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
BYD: nova bateria Blade chegará em 2025 com 15% de redução no custo
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
BYD anuncia baterias de estado sólido para 2030 nos carros elétricos
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)