Enquanto o caso dos novos impostos europeus sobre as importações de carros elétricos "made in China" está sendo julgado, há um veículo elétrico chinês que está chegando ao Velho Continente sem se preocupar com as tarifas adicionais e punitivas de Bruxelas.

Trata-se do Leapmotor T03, um carro compacto que começou a ser produzido na fábrica da Stellantis em Tychy (Polônia), onde a Leapmotor International - uma joint venture nascida da aliança entre o fabricante asiático e o grupo ítalo-francês - acaba de fabricar os primeiros exemplares do pequeno subcompacto.

Quem dá a notícia é a agência de notícias Reuters, que cita a gerência da fabricante chinesa e especifica que a fábrica polonesa também verá a luz do dia para as unidades europeias do projeto A12, o futuro SUV da Leapmotor para a Europa.

Leapmotor T03
Leapmotor T03

Com relação ao cronograma, o primeiro e o segundo veículos entrarão na fase de produção em massa em setembro próximo e no início de 2025, respectivamente. Em relação ao custo de produção na Polônia, o jornal inglês fala em cerca de 400-500 euros por carro, em comparação com 1.000 euros na Itália: é por isso que a escolha das duas empresas recaiu sobre essa região.

No momento, porém, falta uma confirmação oficial da Stellantis, que - lembremos - havia assinado o acordo com a Leapmotor em outubro de 2023 para adquirir 21,2% de suas ações a um preço de 1,5 bilhão de euros. Em maio passado, por outro lado, foi oficializado o nascimento da joint venture Leapmotor International, responsável pela construção de veículos na Europa e pela importação do C10, outro SUV (tanto elétrico quanto híbrido plug-in) da Leapmotor que chegará ao Velho Continente vindo da China.

Foi neste momento em que a Stellantis confirmou que a Leapmotor venderia carros também no Brasil, embora não tenha deixado claro quando isso acontecerá ou quais os modelos que estarão disponívels por aqui. Nos bastidores, executivos da empresa dizem que a marca fará sua estreia somente em 2025, focando em outros mercados em 2024.

Enquanto o compacto T03 será feito na Polônia, o SUV C10 será importado, o que significa que será obrigado a pagar os novos impostos impostos pela Comissão Europeia, que para a Leapmotor representam 21% dos custos, a serem adicionados aos atuais 10%.