União Europeia anuncia que irá taxar carros elétricos chineses em até 38%
Tarifas diferenciadas para cada fabricante, dependendo do nível de cooperação com a investigação sobre subsídios
A União Europeia (UE) anunciou tarifas adicionais de importação de até 38,1% sobre veículos elétricos chineses a partir do próximo mês. Essa decisão vem menos de um mês após os Estados Unidos quadruplicarem as taxas para EVs chineses para mais até 100%.
A Comissão Europeia justifica a medida alegando subsídios excessivos concedidos pela China às fabricantes de carros elétricos, o que prejudicaria as montadoras europeias. A Comissão afirma ter entrado em contato com as autoridades chinesas para discutir esses subsídios e buscar soluções, mas optou por aplicar tarifas provisórias enquanto as negociações continuam.
Naturalmente, estamos distante dessa briga entre UE e China. No entanto, a decisão da UE pode afetar a dinâmica do mercado global de carros elétricos e ter consequências indiretas para o Brasil.
Por exemplo, se os carros elétricos chineses ficarem mais caros na Europa, as fabricantes chinesas podem focar em outros mercados, como o Brasil, para compensar as perdas. Isso poderia levar a uma maior oferta de carros elétricos chineses no Brasil e, potencialmente, a preços mais competitivos.
Quais montadoras chinesas serão afetadas?
A Comissão Europeia definiu tarifas diferenciadas para cada fabricante, dependendo do nível de cooperação com a investigação sobre subsídios. Veja a lista:
- BYD: 17,4%
- Geely (controladora da Geely, Smart, Polestar, Lotus e Lynk & Co): 20%
- SAIC (controladora da MG e Maxus): 38,1%
- Outras fabricantes que cooperaram: 21% de tarifa média ponderada
- Demais fabricantes que não cooperaram: 38,1%
É importante destacar que essas são tarifas provisórias e podem ser alteradas após o término da investigação, com um novo acordo entre as partes.
Outras implicações
A decisão da UE pode desencadear uma guerra comercial entre a Europa e a China. A China já criticou a investigação e pode retaliar com tarifas sobre produtos europeus. Isso poderia afetar o comércio global e aumentar a incerteza no mercado automotivo.
Também é importante observar que a medida da UE pode atrasar a adoção de veículos elétricos na Europa. As tarifas tornam os carros elétricos chineses mais caros, o que pode afastar os consumidores, deixando o peso da responsabilidade com as montadoras locais, mais atrasadas na eletrificação. Isso poderia prejudicar os esforços da Europa para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
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