Esse é o novo Hyundai Inster, o novo carro urbano elétrico de entrada da Hyundai projetado especificamente para a Europa. Por lá, ele provavelmente competirá com o Dacia Spring, fabricado na China, que é um dos carros mais baratos à venda na União Europeia.
Os mais atentos devem ter notado que o novo Inster é praticamente idêntico ao Casper do mercado coreano. Mas a aparência não é tudo, pois a Hyundai parece ter feito sua lição de casa e não se limitou a dar um retoque e colocar uma grande bateria sob o que originalmente era um veículo urbano movido a combustão.
A principal alteração no Inster EV destinado à Europa é o seu entre-eixos estendido para 2.580 milímetros, o que o aproxima do segmento B, dos carros subcompactos. Isso significa que ele é 18 cm mais longo que o Casper a gasolina em que se baseia; 15 cm mais longo que o Dacia Spring e 25 cm mais longo que o Fiat 500e, apesar do preço elevado deste último.
Com 3,82 metros de comprimento, 1,61 metros de largura e 1,57 metros de altura, o novo Hyundai Inster EV se destaca por ser cerca de 15 cm mais longo, 7 cm mais estreito e com um entre-eixos 15 cm maior que o Hyundai i10 a combustão na versão básica.
Embora essas dimensões indiquem um interior mais espaçoso do que o esperado para o tamanho do carro, é importante lembrar que ele ainda é subcompacto. O Chevrolet Bolt EV, um subcompacto elétrico descontinuado, por exemplo, é cerca de 25 cm mais longo e tem um entre-eixos 2,5 cm maior.
Duas opções de trem de força de bateria estarão disponíveis. O Inster de nível básico virá com uma bateria de 42 kWh e um motor elétrico de 71,1 kW (95 cavalos), enquanto a versão mais sofisticada terá uma bateria de 49 kWh e um motor de 84,5 kW (113 cavalos). O valor do torque é de 147 Nm para ambos.
Para o conjunto de baterias básico, a Hyundai espera um alcance WLTP de 186 milhas (300 km). Com essa versão, o sprint de 0 a 100 km/h pode ser alcançado em 11,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 140 quilômetros por hora.
No caso do Inster com a bateria maior, a Hyundai tem como meta um alcance de 220 milhas (355 km) com classificação WLTP, que é 80 milhas (128 km) a mais do que o Dacia Spring é capaz. A potência do Inster também é quase o dobro da potência máxima de 48 kW (65 cv) do Spring, permitindo que ele chegue 100 km/h em 10,6 segundos e atinja uma velocidade máxima de 150 km/h. O Inster também conta com um sistema de aquecimento por bateria e uma bomba de calor.
A Hyundai disse que ambas as versões de bateria podem ser recarregadas de 10% a 80% do estado de carga em aproximadamente 30 minutos quando conectadas a um carregador rápido DC de 120 kW. A empresa afirma que o consumo de energia é de 15,3 kWh/100 km ou 4,06 milhas/kWh.
O carregador AC de bordo padrão é classificado em 11 kW e há capacidade de veículo para carga integrada, mas a empresa não informou qual é a potência máxima de saída.
Como lembrete, o novo Inster não se baseia na plataforma E-GMP específica para EV, usada em modelos maiores como o Hyundai Ioniq 5 e o Kia EV9. Em vez disso, ele usa uma plataforma de modelos a combustão que foi adaptada para um trem de força elétrico.
Na parte externa, o novo EV acessível vem com luzes diurnas de LED com pixel digital e luzes traseiras de LED como padrão. Três opções de rodas estão disponíveis, começando com as de aço de 15 polegadas com tampas de roda como parte do pacote básico, enquanto as rodas de liga leve de 15 e 17 polegadas podem ser especificadas por um valor extra.
No interior, o Hyundai Inster EV tem assentos para quatro pessoas, mas uma versão de cinco lugares será lançada no próximo ano. Na parte dianteira, o piso é plano e não há console central entre os assentos, permitindo que o motorista se desloque facilmente para a direita e saia do carro pela porta do passageiro dianteiro se não houver espaço suficiente no lado do motorista.
Os bancos traseiros podem deslizar para frente e para trás para aumentar ou diminuir o espaço para as pernas e o espaço de carga. Com os bancos totalmente recuados, o porta-malas tem um volume de 238 litros. Deslizá-los totalmente para a frente aumenta esse número para 351 litros, enquanto rebatê-los resultará em um volume de carga de 1.059 litros.
Um par de telas de 10,25 polegadas - uma para o painel de instrumentos digital e outra para o sistema de informações e entretenimento - são itens de série, bem como um teto solar de um toque, um volante aquecido, um carregador sem fio para smartphones e uma longa lista de sistemas avançados de assistência à direção (ADAS), incluindo controle de cruzeiro inteligente com stop and go, assistência para evitar colisões frontais, monitor de visão surround, assistência para manter a faixa e assistência para seguir a faixa. Apple CarPlay e Android Auto com fio também estão disponíveis.
A montadora coreana ainda não divulgou o preço do novo Inster EV. No entanto, sabemos que apurações anteriores que citaram o chefe da Hyundai França, Lionel Keogh, que disse que o hatchback básico movido a bateria teria um preço em torno de 20.000 (R$ 120.000), o que equivale a cerca de US$ 21.500 (R$ 120.000) nas taxas de câmbio atuais, incluindo imposto sobre valor agregado (IVA).
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