Com a estreia do Hyundai Inster EV a situação do BYD Dolphin Mini ficará mais difícil? A corrida para trazer carros elétricos baratos e realmente utilizáveis para o mercado está esquentando na Europa, com cada vez mais grandes montadoras fazendo tudo o que está ao seu alcance para lançar modelos abaixo de US$ 25.000 (R$ 140.000) o mais rápido possível.
Agora, duas das maiores montadoras da Coreia do Sul e da China querem enviar seus melhores carros elétricos urbanos movidos a bateria para a Europa para enfrentar os concorrentes locais, como o Dacia Spring, de fabricação chinesa, e o Citroën e-C3, de fabricação francesa.
Bem-vindo, então, à comparação de especificações entre o novíssimo Hyundai Inster, que foi revelado há apenas alguns dias, e o BYD Dolphin Mini (Seagull), que obteve enorme sucesso em seu país de origem, vendendo mais de 200.000 unidades em seu ano de estreia, e está de olho no mercado europeu a partir do próximo ano.
É importante observar que nenhum desses veículos elétricos chegará aos Estados Unidos logo, talvez nunca. Esses subcompactos para a Europa fazem muito sentido para os clientes que vivem em grandes cidades e raramente precisam viajar ou usam trens ou aviões quando o fazem. Além disso, embora a Hyundai esteja passando por um bom momento nos EUA, as novas e severas tarifas sobre os carros fabricados na China manterão a BYD fora do mercado por algum tempo.
Mas tanto o Inster quanto o Seagull são carros importantes em todo o mundo e dizem muito sobre o rumo que o mercado elétrico está tomando - menor, mais acessível, mas ainda de alto alcance e alta tecnologia. Sabemos que a BYD já é uma potência no mundo dos veículos elétricos. Por melhor que sejam os coreanos, será que eles têm o que é preciso para manter o ritmo?
Hyundai Inster (2024)
BYD Seagull (2023)
Tanto o Inster quanto o Dolphin Mini são classificados como carros do segmento A na Europa, mas suas distâncias entre eixos são indiscutivelmente comparáveis a veículos de um segmento acima. Pense no Chevrolet Bolt EV ou no extinto Ford Fiesta movido a gasolina.
Isso significa que, apesar de ocuparem pouco espaço, seu interior é maior do que o esperado. Dito isso, dos dois carros elétricos compactos, o Hyundai Inster está um pouco à frente quando se trata de tamanho, sendo mais longo, mais alto e com uma distância entre eixos mais generosa do que seu rival chinês.
O Inster se destaca por oferecer um porta-malas mais espaçoso, com capacidade de até 350 litros, mesmo com os dois bancos traseiros deslizantes na posição mais à frente. Já a Seagull (Dolphin Mini) da BYD leva vantagem em termos de largura, sendo 10 cm mais largo que o rival coreano, o que pode resultar em maior espaço para os ombros dos ocupantes no interior do veículo.
Modelo | Comprimento (cm) | Largura (cm) | Altura (cm) | Distância entre eixos (cm) | Peso do veículo (kg) | Espaço para bagagem (litros) |
---|---|---|---|---|---|---|
Hyundai Inster | 3.832 | 1.607 | 1.574 | 2.578 | N/A | Até 348,08 |
BYD Dolphin Mini | 3.785 | 1.714 | 1.5392 | 2.499 | 1.159 1.239 | 297,33 |
A autonomia é um dos números mais importantes, se não o mais importante, que os clientes em potencial analisam ao pesquisar carros elétricos. Mas no mundo dos carros, isso depende do mercado que você está analisando, pois você pode se deparar com alguns números impressionantes, mas pouco realistas.
Caso em questão: o BYD Seagull (Dolphin Mini) tem um alcance máximo anunciado de 252 milhas com uma carga completa, mas isso é no ciclo de teste chinês muito brando, que é conhecido por produzir números que são quase impossíveis de alcançar no mundo real.
Hyundai Inster (2024)
BYD Seagull (2023)
Dito isso, as classificações do WLTP para o Hyundai Inster também não são exatamente um material do mundo real, mas estão um pouco mais próximas do que se pode esperar na estrada. Observar os números da capacidade da bateria pode ser uma métrica melhor para entender a distância que um carro pode percorrer com uma carga completa.
O BYD Seagull pode ser especificado com um pacote de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 30 kWh ou 39 kWh, classificado em aproximadamente 400 volts, enquanto o Hyundai Inster é oferecido com uma unidade de níquel manganês cobalto (NMC) de 42 kWh ou 49 kWh, classificada entre 266V-310V.
Em teoria, o Inster deve oferecer mais autonomia de direção no mundo real, com a Hyundai citando uma classificação WLTP projetada de até 350 km para a versão Long Range com rodas de 15 polegadas.
Modelo | Capacidade da bateria (bruta) | Tensão nominal (V) | Alcance (km) | Consumo de energia (km/kWh) | Carregamento rápido em CC | Carregamento em CA |
---|---|---|---|---|---|---|
Hyundai Inster | 42 kWh (padrão) ou 49 kWh (longo alcance) | 266V (padrão), 310V (longo alcance) | 354 km (Long Range com rodas de 15 pol.) WLTP (projetado) | 6,53 km/kWh (projetado) WLTP | 10%-80% em 30 minutos | 11 kW, 4h35 para o Long Range, 4h para o Standard |
BYD Seagull | 30,08 kWh ou 38,88 kWh | 403V | 306 km ou 405 km CLTC | 10,98 km/kWh CLTC | 30%-80% em 30 minutos | 6,6 kW |
Quando se trata de carros urbanos econômicos, não se pode esperar especificações de desempenho de supercarros, e isso não é diferente com os dois pequenos carros elétricos. Raramente, ou nunca, você precisará acelerar até 260 km/h em uma área urbana, mas se os números fazem o seu dia render, você deve saber que o Inster vence o Seagull mais uma vez, com um sprint de 0-100 km/h em 10,6 segundos para a versão Long Range, que vem com um motor dianteiro de 95 cavalos de potência. Por outro lado, o BYD de 75 cv precisa de 13,0 segundos para cumprir a tarefa. No departamento de velocidade máxima, o veículo elétrico de entrada da Hyundai mais uma vez fica em primeiro lugar, com até 150 km/h para a versão Long Range.
Modelo | Layout | Potência (cv) | Torque | Aceleração (0-100 km/h) | Velocidade máxima (km/h) |
---|---|---|---|---|---|
Hyundai Inster | FWD | 95 cv (padrão), 113 cv (longo alcance) | 14,9 kgfm | 11,7 s (padrão), 10,6 s (Long Range) | 140 km/h (padrão), 150 km/h (longo alcance) |
BYD Dolphin Mini | FWD | 75 cv | 13,6 kgfm | 13,0 s | 130 km/h |
Hoje em dia, os clientes são exigentes em todos os campos, mesmo quando se trata de carros elétricos de entrada. Isso significa que a autonomia de condução não é o único fator decisivo e que um carro precisa ter uma lista decente de amenidades para atrair possíveis compradores.
Hyundai Inster (2024)
BYD Seagull (2023)
No papel, o Hyundai Inster fica à frente do BYD Dolphin Mini mais uma vez. O carro elétrico coreano possui duas telas de 10,25 polegadas, uma bomba de calor, um carregador de smartphone sem fio e uma lista abrangente de sistemas avançados de assistência à direção de série. Em comparação, o BYD Dolphin Mini do mercado chinês não tem V2L ou uma bomba de calor em seu mercado doméstico.
Além disso, o BYD tem uma única tela central de 10,1 polegadas para o informação e entretenimento e apenas o acabamento mais caro oferece um carregador de smartphone sem fio. Ambos os carros elétricos têm um banco traseiro dobrável, mas o do Inster pode ser dividido em 50/50, enquanto o do Dolphin Mini tem um único encosto.
Dito isso, não está claro no momento se a versão europeia terá os mesmos níveis de acabamento da versão chinesa. Em casa, o Seagull (Dolphin Mini) começa com o equivalente a cerca de US$ 12.000, enquanto a versão europeia deve custar o dobro, mas isso inclui o imposto sobre valor agregado (IVA) e as tarifas de importação.
Modelo | Recarga externa (V2L) | Carregador de smartphone sem fio | Telas | Assentos | A/C | Bomba de calor |
Hyundai Inster | Sim | Sim | Dupla de 10,25" | 4 | Sim | Sim |
BYD Seagull | Não | Sim, mas não de série | Painel de instrumentos digital de 7", tela multimídia de 10,1" | 4 | Sim | Não |
O novo carro elétrico mais barato à venda na União Europeia é provavelmente o renovado Dacia Spring, que começa em cerca de € 16.000 (R$ 96.000). Por esse valor, você tem um veículo urbano sem frescuras com apenas 45 cv e um alcance WLTP de cerca de 230 km.
Dito isso, tanto a Hyundai quanto a BYD provavelmente buscarão um segmento de preço um pouco mais alto quando o Inster e o Seagull chegarem às ruas europeias no final deste ano e no início do próximo, respectivamente.
Nem o Seagull nem o Inster têm preços oficiais, mas colaboradores dessas empresas afirmaram que o ponto ideal seria algo em torno da marca de € 20.000 (R$ 120.000). Isso seria 25% a mais do que o Dacia Spring, mas analisando a lista de especificações dos três carros, o Spring é o mais básico do grupo, com o motor elétrico menos potente e a menor autonomia. Por outro lado, ele vem com um porta-malas "de verdade", que nem o Inster nem o Seagull têm, e recarga externa.
No fim, Hyundai ou BYD? Quem será o vencedor da batalha dos carros elétricos de entrada na Europa? E mais: será que o novíssimo Hyundai Inster teria chance aqui no Brasil com um preço decente? Deixe sua opinião.
Modelo | Preço inicial estimado na Europa |
Hyundai Inster | €20,000 (R$ 120.000) |
BYD Dolphin Mini | €20,000 (R$ 120.000) |
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