O mercado de veículos eletrificados no Brasil vive um momento de franca expansão. De janeiro a junho de 2024, foram vendidos no país 79.304 unidades, um aumento expressivo de 146% em relação ao mesmo período de 2023. Esse número reforça a previsão da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) de que o ano de 2024 terminará com um novo recorde de vendas, superando 150 mil unidades comercializadas.

Os dados indicam um crescimento acelerado da eletromobilidade no país. Só em junho, foram emplacados 14.396 veículos eletrificados, o que representa um aumento de 131% em relação a junho de 2023. Esse resultado coloca junho como o terceiro melhor mês da série histórica da ABVE. 

BYD Song Plus DM-i 2023

No acumulado do semestre, os modelos elétricos e híbridos plug-in (BEV e PHEV) se consolidaram como os mais procurados pelos consumidores brasileiros. Juntos, eles representam 69% das vendas de eletrificados no período.

Apesar do cenário positivo, o setor também enfrenta alguns desafios. A recente elevação do Imposto de Importação para veículos eletrificados, que passou de 10% para 18% para os BEVs e de 12% para 20% para os PHEVs, pode afetar a velocidade de crescimento das vendas. 

Outro ponto de atenção é a indefinição sobre as novas regras de segurança para recarga de carros elétricos em condomínios. As regras, ainda em fase de discussão, podem gerar incertezas no mercado e afetar o investimento em infraestrutura de recarga.

BYD Dolphin Mini (BR)

Apesar dos desafios, a ABVE se mantém otimista em relação ao futuro da eletromobilidade no Brasil. A entidade acredita que o crescimento do mercado continuará nos próximos anos, impulsionado pela maior consciência ambiental dos consumidores, pelas políticas públicas de incentivo à eletromobilidade e pelo desenvolvimento de novas tecnologias que tornam os carros eletrificados mais acessíveis e eficientes.

Tecnologia Quantidade Participação (%)
BEV 31.204 39,0%
PHEV 23.296 29,5%
HEV (gasolina/etanol) 14.381 18,3%
MHEV 6.423 8,0%
Total 79.304 100,0%

O mercado de veículos eletrificados no Brasil está em franca expansão, com crescimento expressivo nas vendas no primeiro semestre de 2024. Apesar dos desafios, como o aumento do Imposto de Importação e a indefinição sobre as regras de segurança para recarga, a perspectiva para o futuro é positiva. A ABVE acredita que o crescimento do mercado continuará nos próximos anos. 

Fonte: ABVE