A geração anterior do Mini hatchback na variante John Cooper Works era divertida de dirigir. Agora, com o modelo de última geração, a marca britânica está convencida de que a sensação do kart não vai desaparecer, mesmo no caso da versão totalmente elétrica.

Diga olá, então, para o novo Mini John Cooper Works E, embora em forma de protótipo. Estas são as primeiras fotos oficiais do esportivo hatchback EV de três portas que fará sua estreia dinâmica no Goodwood Festival of Speed, na próxima semana, no Reino Unido. Mas espere, já não havia um Mini JCW? Bem, sim, mas só mais ou menos. Deixe-me explicar.

Protótipo Mini John Cooper Works E (2024)

O Mini Cooper EV de última geração está de fato disponível com alguns emblemas JCW se você quiser gastar algum dinheiro extra em relação à versão básica, mas é apenas um nível de acabamento. Pense nos modelos M Sport da BMW - eles não são carros M de verdade, mas têm emblemas M. A BMW ganha dinheiro e o proprietário fica feliz, portanto, a Mini está seguindo o mesmo caminho.

O novo Mini John Cooper Works E, no entanto, é um "carro de verdade". Previsto para ser colocado à venda no final deste ano ou no início do próximo, o Mini elétrico de três portas com especificação superior poderá obter até 250 cavalos de potência de um motor elétrico montado na dianteira, alimentado por uma bateria de aproximadamente 50 kWh.

No entanto, essas especificações não são oficiais, portanto, considere-as com cautela. Dito isso, o Mini Cooper SE de produção tem 218 cv e uma bateria de 54,2 kWh que é o bastante para um alcance de 400 km com uma carga completa, de acordo com a classificação WLTP. O Mini provavelmente usará a mesma bateria para alimentar um motor elétrico um pouco mais potente na dianteira, ao mesmo tempo em que ajustará o chassi para aumentar a sensação de kart pela qual os modelos da marca são conhecidos.

Galeria: Mini John Cooper Works E PROtotype (2024)

A empresa não disse nada sobre o que há de novo e aprimorado no próximo John Cooper Works E, mas temos olhos e podemos ver um para-choque dianteiro mais esportivo, um spoiler bastante consistente montado no teto na traseira e um difusor integrado no para-choque traseiro. Não há fotos do interior, mas esperamos um visual bem parecido com o acabamento JCW disponível no Cooper SE, incluindo uma tela de infoentretenimento redonda, capas de painel de instrumentos descoladas e um volante e bancos com tema JCW.

A Mini disse que o protótipo que correrá na subida de Goodwood é coberto por uma camuflagem projetada para comemorar o 60º aniversário da vitória histórica no Rally de Monte Carlo de 1964, em que um Mini Cooper S terminou em primeiro lugar. A empresa também disse que, além de uma versão elétrica, o novo John Cooper Works também estará disponível com um motor a combustão.