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Apenas 2 marcas automotivas chinesas têm lucro com carros eletrificados

BYD e Li Auto se destacam, enquanto startups que vendem exclusivamente elétricos ainda têm perdas

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Foto de: Motor1.com

Um discurso recente em Pequim aponta que, entre os fabricantes chineses de veículos de novas energias (NEVs, na sigla em inglês), apenas BYD e Li Auto estão obtendo lucro.

Song Zhiping, presidente da Associação Chinesa de Empresas Listadas, destacou a dificuldade enfrentada por muitas montadoras que precisam produzir tanto carros elétricos quanto veículos a combustão interna. Segundo Song, a maioria das grandes fábricas ainda não lucra com elétricos.

"Mas se você não fabricar carros elétricos, não terá futuro. É o dilema do inovador", afirmou Song.

Li Auto L9

Li Auto L9

A fabricante Li Auto se junta à BYD como uma das poucas empresas rentáveis no segmento de NEVs. Em 2023, a receita da Li Auto foi de 123,85 bilhões de yuans (cerca de 17 bilhões de dólares), com um aumento anual de 173,5%. A empresa obteve lucro líquido de 11,81 bilhões de yuans (1,6 bilhão de dólares), representando uma margem de lucro saudável de 9,5%.

Já para outras startups de NEV, o cenário não é tão positivo. A Nio, por exemplo, apesar do crescimento de 12,9% na receita de 2023 (55,6 bilhões de yuans, cerca de 7,6 bilhões de dólares), teve perdas ainda maiores, com aumento de 45%, totalizando 20,72 bilhões de yuans (2,85 bilhões de dólares). A perda média por carro vendido pela Nio foi de 100.000 yuans (cerca de 13.750 dólares).

BYD Seagull - Salao de Xangai - perfil

A Xpeng também aumentou as vendas de carros em 2023, mas ao mesmo tempo ampliou suas perdas. A receita foi de 30,68 bilhões de yuans (4,2 bilhões de dólares), enquanto o prejuízo líquido chegou a 10,38 bilhões de yuans (1,4 bilhão de dólares). 

A busca por participação de mercado em detrimento do lucro parece ser uma estratégia comum entre muitas fabricantes chinesas de veículos elétricos. Para fabricantes que também produzem veículos com motores a combustão, as perdas com elétricos podem ser subsidiadas pelas vendas dos carros tradicionais. Para as startups que só produzem NEVs, a situação é mais crítica, pois não possuem essa fonte de lucro alternativa.

Fonte: CarNewsChina

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