Um discurso recente em Pequim aponta que, entre os fabricantes chineses de veículos de novas energias (NEVs, na sigla em inglês), apenas BYD e Li Auto estão obtendo lucro.
Song Zhiping, presidente da Associação Chinesa de Empresas Listadas, destacou a dificuldade enfrentada por muitas montadoras que precisam produzir tanto carros elétricos quanto veículos a combustão interna. Segundo Song, a maioria das grandes fábricas ainda não lucra com elétricos.
"Mas se você não fabricar carros elétricos, não terá futuro. É o dilema do inovador", afirmou Song.
Li Auto L9
A fabricante Li Auto se junta à BYD como uma das poucas empresas rentáveis no segmento de NEVs. Em 2023, a receita da Li Auto foi de 123,85 bilhões de yuans (cerca de 17 bilhões de dólares), com um aumento anual de 173,5%. A empresa obteve lucro líquido de 11,81 bilhões de yuans (1,6 bilhão de dólares), representando uma margem de lucro saudável de 9,5%.
Já para outras startups de NEV, o cenário não é tão positivo. A Nio, por exemplo, apesar do crescimento de 12,9% na receita de 2023 (55,6 bilhões de yuans, cerca de 7,6 bilhões de dólares), teve perdas ainda maiores, com aumento de 45%, totalizando 20,72 bilhões de yuans (2,85 bilhões de dólares). A perda média por carro vendido pela Nio foi de 100.000 yuans (cerca de 13.750 dólares).
A Xpeng também aumentou as vendas de carros em 2023, mas ao mesmo tempo ampliou suas perdas. A receita foi de 30,68 bilhões de yuans (4,2 bilhões de dólares), enquanto o prejuízo líquido chegou a 10,38 bilhões de yuans (1,4 bilhão de dólares).
A busca por participação de mercado em detrimento do lucro parece ser uma estratégia comum entre muitas fabricantes chinesas de veículos elétricos. Para fabricantes que também produzem veículos com motores a combustão, as perdas com elétricos podem ser subsidiadas pelas vendas dos carros tradicionais. Para as startups que só produzem NEVs, a situação é mais crítica, pois não possuem essa fonte de lucro alternativa.
Fonte: CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias