Apenas 2 marcas automotivas chinesas têm lucro com carros eletrificados
BYD e Li Auto se destacam, enquanto startups que vendem exclusivamente elétricos ainda têm perdas
Um discurso recente em Pequim aponta que, entre os fabricantes chineses de veículos de novas energias (NEVs, na sigla em inglês), apenas BYD e Li Auto estão obtendo lucro.
Song Zhiping, presidente da Associação Chinesa de Empresas Listadas, destacou a dificuldade enfrentada por muitas montadoras que precisam produzir tanto carros elétricos quanto veículos a combustão interna. Segundo Song, a maioria das grandes fábricas ainda não lucra com elétricos.
"Mas se você não fabricar carros elétricos, não terá futuro. É o dilema do inovador", afirmou Song.
Li Auto L9
A fabricante Li Auto se junta à BYD como uma das poucas empresas rentáveis no segmento de NEVs. Em 2023, a receita da Li Auto foi de 123,85 bilhões de yuans (cerca de 17 bilhões de dólares), com um aumento anual de 173,5%. A empresa obteve lucro líquido de 11,81 bilhões de yuans (1,6 bilhão de dólares), representando uma margem de lucro saudável de 9,5%.
Já para outras startups de NEV, o cenário não é tão positivo. A Nio, por exemplo, apesar do crescimento de 12,9% na receita de 2023 (55,6 bilhões de yuans, cerca de 7,6 bilhões de dólares), teve perdas ainda maiores, com aumento de 45%, totalizando 20,72 bilhões de yuans (2,85 bilhões de dólares). A perda média por carro vendido pela Nio foi de 100.000 yuans (cerca de 13.750 dólares).
A Xpeng também aumentou as vendas de carros em 2023, mas ao mesmo tempo ampliou suas perdas. A receita foi de 30,68 bilhões de yuans (4,2 bilhões de dólares), enquanto o prejuízo líquido chegou a 10,38 bilhões de yuans (1,4 bilhão de dólares).
A busca por participação de mercado em detrimento do lucro parece ser uma estratégia comum entre muitas fabricantes chinesas de veículos elétricos. Para fabricantes que também produzem veículos com motores a combustão, as perdas com elétricos podem ser subsidiadas pelas vendas dos carros tradicionais. Para as startups que só produzem NEVs, a situação é mais crítica, pois não possuem essa fonte de lucro alternativa.
Fonte: CarNewsChina
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