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Novo Chevrolet Blazer EV marcará estreia da plataforma Ultium no Brasil

Arquitetura modular é usada por praticamente toda gama de veículos elétricos da General Motors globalmente

Quarto traseiro externo do Chevrolet Blazer EV 2024

Lançamento estratégico dentro dos planos de eletrificação da General Motors por aqui, o Chevrolet Blazer EV estreará no próximo mês de agosto com o primeiro veículo baseado na plataforma Ultium lançado no Brasil. A arquitetura é usada por praticamente toda gama de veículos elétricos da empresa no mundo e promete entregar vantagens importantes em termos de dinâmica, eficiência energética e experiência de recarga.

De acordo com a GM, a Ultium tem caráter modular e foi desenvolvida especificamente para veículos elétricos. Tecnicamente, pode ser aplicada em diferentes configurações de carroceria e com conjunto customizado de motores, modos de tração e módulos de baterias (posicionadas na parte inferior da estrutura). A base é totalmente selada e conta com células enclausuradas como parte do próprio chassi, o que proporciona maior segurança dos módulos e do sistema elétrico de alta tensão.

A GM diz ainda que a Ultium conta com sistema de construção simplificado graças à menor quantidade de componentes e conexões, e tem gerenciamento de baterias baseado em tecnologia wireless. Há ainda tecnologias avançadas e inteligentes de software, como conectividade de dados de alta velocidade e atualizações over-the-air. Ou seja, suporte para atualizações remotas de software, melhorias futuras, personalização de modos de direção e recursos de segurança avançados.

Plataforma Ultium - General Motors
General Motors

Plataforma Ultium - General Motors

Blazer EV chegará na versão RS

Primeiro Chevrolet lançado no Brasil com arquitetura Ultium, o Blazer EV será oferecido inicialmente na versão esportiva RS. Entre outros diferenciais, a variante conta com rodas de 21 polegadas (contra 19" das versões regulares), detalhes de acabamento e grade frontal em preto, conjunto ótico full LED com animação coreografada, saídas de ar dos para-lamas dianteiros inspiradas no automobilismo, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e função de personalização para o sistema de iluminação ambiente.

Nesta configuração, o Blazer EV terá 345 cv de potência e autonomia de 486 km, segundo dados do Inmetro. Elétrico do tipo dedicado, o modelo foi pensado desde o princípio para eletrificação total e desenvolvido com parâmetros dinâmicos e técnicos característicos de EVs. Dessa forma, conta unicamente com propulsão elétrica e não terá versões a combustão ou híbridas. A produção é concentrada na fábrica de Ramos Arizpe, no México.