Novo Chevrolet Blazer EV marcará estreia da plataforma Ultium no Brasil
Arquitetura modular é usada por praticamente toda gama de veículos elétricos da General Motors globalmente
Lançamento estratégico dentro dos planos de eletrificação da General Motors por aqui, o Chevrolet Blazer EV estreará no próximo mês de agosto com o primeiro veículo baseado na plataforma Ultium lançado no Brasil. A arquitetura é usada por praticamente toda gama de veículos elétricos da empresa no mundo e promete entregar vantagens importantes em termos de dinâmica, eficiência energética e experiência de recarga.
De acordo com a GM, a Ultium tem caráter modular e foi desenvolvida especificamente para veículos elétricos. Tecnicamente, pode ser aplicada em diferentes configurações de carroceria e com conjunto customizado de motores, modos de tração e módulos de baterias (posicionadas na parte inferior da estrutura). A base é totalmente selada e conta com células enclausuradas como parte do próprio chassi, o que proporciona maior segurança dos módulos e do sistema elétrico de alta tensão.
A GM diz ainda que a Ultium conta com sistema de construção simplificado graças à menor quantidade de componentes e conexões, e tem gerenciamento de baterias baseado em tecnologia wireless. Há ainda tecnologias avançadas e inteligentes de software, como conectividade de dados de alta velocidade e atualizações over-the-air. Ou seja, suporte para atualizações remotas de software, melhorias futuras, personalização de modos de direção e recursos de segurança avançados.
Plataforma Ultium - General Motors
Blazer EV chegará na versão RS
Primeiro Chevrolet lançado no Brasil com arquitetura Ultium, o Blazer EV será oferecido inicialmente na versão esportiva RS. Entre outros diferenciais, a variante conta com rodas de 21 polegadas (contra 19" das versões regulares), detalhes de acabamento e grade frontal em preto, conjunto ótico full LED com animação coreografada, saídas de ar dos para-lamas dianteiros inspiradas no automobilismo, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e função de personalização para o sistema de iluminação ambiente.
Nesta configuração, o Blazer EV terá 345 cv de potência e autonomia de 486 km, segundo dados do Inmetro. Elétrico do tipo dedicado, o modelo foi pensado desde o princípio para eletrificação total e desenvolvido com parâmetros dinâmicos e técnicos característicos de EVs. Dessa forma, conta unicamente com propulsão elétrica e não terá versões a combustão ou híbridas. A produção é concentrada na fábrica de Ramos Arizpe, no México.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Chevrolet Blazer EV: Elétrico de vanguarda ofuscado pelo preço
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Chevrolet Blazer EV: SUV elétrico está em pré-venda no Brasil por R$ 479.000
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Chevrolet Blazer EV chega ao Brasil com 347 cv de olho no mercado premium
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Novo Chevrolet Blazer elétrico já tem data de apresentação no Brasil