Lançamentos de destaque dentro do calendário de novidades da Chevrolet para este ano no Brasil, os SUVs elétricos Blazer EV e Equinox EV não devem demorar para chegar às lojas do país. Protagonistas iniciais da estratégia de eletrificação da General Motors para a região, os modelos já estão com passaporte carimbado e estarão à venda por aqui ainda neste ano. O Blazer será o primeiro a ser lançado, enquanto o Equinox virá na sequência.
Primeiro da fila, o Blazer EV teve o primeiro lote trazido ao Brasil em meados do mês passado, com desembarque no porto de Vitória (ES). Embora a Chevrolet faça mistério, tudo indica que o modelo será vendido por aqui na versão RS com apelo visual e dinâmico voltado para esportividade. O lançamento oficial está previsto para acontecer no mês de agosto.
Chevrolet Blazer EV - (EUA)
Produzido na fábrica mexicana de Ramos Arizpe, o Blazer EV é baseado na plataforma Ultium da GM e considerado um elétrico do tipo dedicado. Ou seja, foi pensado desde o princípio para eletrificação total e desenvolvido com parâmetros dinâmicos e técnicos característicos de EVs. Dessa forma, conta unicamente com propulsão elétrica e não terá versões a combustão ou híbridas.
Chevrolet Blazer EV
Entre outros diferenciais, a versão RS conta com rodas de 21 polegadas (contra 19" das versões regulares), detalhes de acabamento e grade frontal em preto, conjunto ótico full LED com animação coreografada, saídas de ar dos para-lamas dianteiros inspiradas no automobilismo, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e função de personalização para o sistema de iluminação ambiente.
Nos EUA, os clientes do RS podem escolher entre três configurações de trem de força: tração dianteira, tração traseira ou tração integral. No acerto mais forte, o SUV entrega 557 cv de potência e 89,5 kgfm de torque, acelerando de 0 a 96 km/h em menos de 4 segundos. A autonomia, dependendo do caso, fica em até 515 km.
Chevrolet Equinox EV 2024
Equinox EV vem depois
O Equinox EV, por sua vez, virá na sequência e provavelmente será lançado entre setembro e outubro. Igualmente baseado na plataforma Ultium e também produzido na fábrica de Ramos Arizpe, no México, o modelo é vendido no exterior nas versões LT e RS.
Do ponto de vista mecânico, o Equinox EV ode ser adquirido em duas opções: a primeira com 213 cv de potência e 33,4 kgfm de torque, e a segunda com 294 cv de potência e 47,8 kgfm de força. A tração poder ser FWD ou e-AWD, variando de acordo com a versão. O conjunto entrega três níveis de autonomia: 402 km, 450 km e 482 km.