A Volkswagen já confirmou que a linha ID terá um novo integrante: o ID.1. Esse subcompacto será o sucessor espiritual do up!, marcando o retorno da marca alemã ao segmento de carros pequenos após a descontinuidade do modelo.

Espera-se que esse pequeno elétrico chegue às concessionárias por volta de 2027 e seja o primeiro de uma série de modelos compactos do Grupo Volkswagen, que será ampliada com a estreia de versões similares de Skoda, Cupra e Seat.

Indicações iniciais

Com base nas primeiras informações e declarações oficiais da Volkswagen, tentamos imaginar como seria o ID.1 em nossa projeção. 

Como admitido no passado por Kai Grünitz, diretor técnico para o desenvolvimento do novo modelo, esse Volkswagen assumirá alguns elementos de design e características estéticas. De acordo com o executivo, o ID.1 "manterá a funcionalidade típica de um Volkswagen", enquanto terá um preço de tabela de cerca de 20.000 euros (R$ 123.000). 

Volkswagen ID.1 (2027), a prestação do Motor1.com
Motor1.com

Volkswagen ID.1 (2027), a prestação do Motor1.com

Espera-se que o pequeno carro elétrico seja construído em uma plataforma totalmente nova, diferente da MEB na qual o ID.2 maior será baseado. Muito provavelmente, para manter os custos de produção baixos, a arquitetura não incluirá nenhum sistema avançado de assistência ao motorista. E é igualmente provável que o interior se concentre mais na versatilidade do que na tecnologia.

Na verdade, é possível que, em vez do sistema de informação e entretenimento, haja uma estação para conectar seu smartphone e usá-lo para navegação e funções multimídia, assim como no Up!

A cidade é seu habitat

Quanto ao trem de força, ainda é muito cedo para falar sobre especificações precisas. No mais, esperamos baterias bastante compactas (cerca de 40 kWh de capacidade), para uma autonomia de cerca de 250-300 km, sendo um carro projetado principalmente para dirigir na cidade. 

Volkswagen ID.1 (2027), a renderização do Motor1.com. Detalhe do pavilhão
Motor1.com

Volkswagen ID.1 (2027), a renderização do Motor1.com. Detalhe do pavilhão

Considerando os preços de tabela bastante baixos, a Volkswagen não espera grandes lucros com o modelo. Mais do que qualquer outra coisa, o ID.1 deve ser uma espécie de cartão de visitas da marca para os clientes mais jovens, com o objetivo de fidelizá-los ao longo do tempo. 

Galeria: Volkswagen ID.1 (2027)

Fonte: Motor1.com