O novo Zeekr X foi flagrado rodando em São Paulo sem camuflagem. Este não é o primeiro flagra do SUV elétrico premium, que tem realizado testes finais antes do lançamento oficial no Brasil, previsto para outubro. 

Apresentado no mercado internacional em fevereiro de 2023, o X é o terceiro modelo da Zeekr, marca que pertence ao grupo Geely. Ela tem ambições globais e foi criada para atuar em um segmento acima das marcas generalistas, de modo a competir diretamente com BMW, Audi e Mercedes-Benz, por exemplo.

Flagra - Zeekr X (BR)
InsideEVs Brasil
Flagra - Zeekr X (BR)
InsideEVs Brasil
Flagra - Zeekr X (BR)
InsideEVs Brasil

Fotos: Dhallys Mota

Os carros elétricos da Zeekr são baseados na nova arquitetura SEA da Geely. É a mesma plataforma que sustenta o novos Volvos e, graças a ela, os veículos elétricos da marca poderão contar com a comodidade de atualizações de software OTA - 'Over the Air' - ao longo da vida útil. 

O Zeekr X aposta num design de linhas angulares e aerodinâmicas que lembram o Lynk & Co. 01. Construído sobre a plataforma SEA da Geely, o modelo oferece duas opções de motorização: uma de tração traseira com 272 cv e outra de tração integral com 428 cv, ambas com bateria de 66 kWh - a autonomia é de até 560 km (ciclo CLTC). 

Galeria: Zeekr X na pista

Baseado na Arquitetura Elétrica Sustentável (SEA) da Geely, o Zeekr X está disponível em duas variantes de potência, ambas utilizando uma bateria de 66 kWh com química de Níquel Manganês Cobalto (NMC).

  • Modelo de tração traseira:

    • Potência: 200 kW (272 cavalos de potência)
    • Torque: 384 Nm
    • Autonomia: 560 km (ciclo CLTC)
    • Aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos
  • Modelo de tração integral (motor duplo):

    • Potência: 315 kW (428 cavalos de potência)
    • Torque: 543 Nm
    • Autonomia: 512 km (ciclo CLTC)
    • Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos
Zeekr X - tela deslizante
Motor1.com

A estreia por aqui acontecerá entre setembro e outubro com concessionárias nos principais mercados e pós-vendas consolidado. Para o Brasil, a marca terá um posicionamento premium, algo como a Porsche. Segundo executivos, estarão onde BYD e GWM não estão neste momento e focará na briga com Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e a própria Volvo. 

O InsideEVs / Motor1 foi até a China para conhecer a fábrica da Zeekr e dirigir o novo X. Confira abaixo: