Zeekr X: SUV elétrico premium é flagrado "limpo" em São Paulo
Modelo roda em testes finais antes da estreia oficial
O novo Zeekr X foi flagrado rodando em São Paulo sem camuflagem. Este não é o primeiro flagra do SUV elétrico premium, que tem realizado testes finais antes do lançamento oficial no Brasil, previsto para outubro.
Apresentado no mercado internacional em fevereiro de 2023, o X é o terceiro modelo da Zeekr, marca que pertence ao grupo Geely. Ela tem ambições globais e foi criada para atuar em um segmento acima das marcas generalistas, de modo a competir diretamente com BMW, Audi e Mercedes-Benz, por exemplo.
Fotos: Dhallys Mota
Os carros elétricos da Zeekr são baseados na nova arquitetura SEA da Geely. É a mesma plataforma que sustenta o novos Volvos e, graças a ela, os veículos elétricos da marca poderão contar com a comodidade de atualizações de software OTA - 'Over the Air' - ao longo da vida útil.
O Zeekr X aposta num design de linhas angulares e aerodinâmicas que lembram o Lynk & Co. 01. Construído sobre a plataforma SEA da Geely, o modelo oferece duas opções de motorização: uma de tração traseira com 272 cv e outra de tração integral com 428 cv, ambas com bateria de 66 kWh - a autonomia é de até 560 km (ciclo CLTC).
Galeria: Zeekr X na pista
Baseado na Arquitetura Elétrica Sustentável (SEA) da Geely, o Zeekr X está disponível em duas variantes de potência, ambas utilizando uma bateria de 66 kWh com química de Níquel Manganês Cobalto (NMC).
-
Modelo de tração traseira:
- Potência: 200 kW (272 cavalos de potência)
- Torque: 384 Nm
- Autonomia: 560 km (ciclo CLTC)
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos
-
Modelo de tração integral (motor duplo):
- Potência: 315 kW (428 cavalos de potência)
- Torque: 543 Nm
- Autonomia: 512 km (ciclo CLTC)
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos
A estreia por aqui acontecerá entre setembro e outubro com concessionárias nos principais mercados e pós-vendas consolidado. Para o Brasil, a marca terá um posicionamento premium, algo como a Porsche. Segundo executivos, estarão onde BYD e GWM não estão neste momento e focará na briga com Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e a própria Volvo.
O InsideEVs / Motor1 foi até a China para conhecer a fábrica da Zeekr e dirigir o novo X. Confira abaixo:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Zeekr 7X: SUV elétrico cotado para o Brasil tem início de entregas
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Zeekr apresenta estratégia global para rede de recarga de carros elétricos
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
Em breve no Brasil, Zeekr X ganha versão acessível de R$ 110 mil na China
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Zeekr inicia produção de minivan elétrica antes da estreia oficial