page ad skin

Volkswagen afirma que GTI elétrico será "mais emocionante" de dirigir

CEO da Volkswagen afirma que o chassi e a suspensão são superiores aos do GTI a gasolina

Volkswagen ID. GTI Concept

Já faz quase um ano que a Volkswagen sinalizou sua intenção de fazer um GTI elétrico. O conceito ID. GTI Concept evoluirá para um modelo de produção em 2026 para o mercado europeu. Enquanto ele não fica pronto, nossos colegas da Motor1 Itália conversaram com o chefão em Wolfsburg sobre o primeiro GTI sem motor de combustão.

Thomas Schäfer não perdeu a chance de divulgar o GTI elétrico, dizendo que sua suspensão e chassi "estarão em um nível ainda mais alto" em comparação com o modelo a gasolina à venda atualmente. O objetivo é "produzir um carro que não se limite apenas ao desempenho", mas que seja "ainda mais emocionante de experimentar e dirigir". O executivo de alto escalão da VW também mencionou que o carro terá um "GTI e-sound", portanto, espere que o ruído artificial do motor seja bombeado pelos alto-falantes.

Volkswagen ID. Conceito GTI (2023)

Vale a pena observar que o ID. GTI Concept não apresentou um Golf GTI elétrico, mas sim um carro menor. O show car voltado para o desempenho do IAA Mobility do ano passado, em Munique, foi baseado no ID.2all, um hatchback elétrico do tamanho do Polo. O supermini ainda é vendido na Europa como um GTI com um motor de combustão, um turbo de 2.0 litros com quatro potências de 204 cavalos. Antes de sua extinção em 2023, o ainda menor up! GTI ainda era oferecido com um motor turbo de três cilindros e 1,0 litro avaliado em 115 cv.

Outro Golf totalmente elétrico, depois do modelo baseado no Mk7, só deverá ser lançado perto do final da década, quando o Mk9 estiver programado para ser lançado. O atual Golf Mk8 com motores a gasolina pode viver até 2035, já que a VW não descarta a possibilidade de vender duas gerações concomitantemente por vários anos. O Golf completa 50 anos este ano e o GTI atingirá o mesmo marco em 2025.

Tecnicamente, o Scirocco GTI foi o primeiro GTI a entrar na linha de montagem. Ele entrou em produção em série no verão de 1976, enquanto o Golf GTI foi lançado no outono (hemisférie norte) do mesmo ano. No entanto, a VW apresentou o primeiro Golf GTI na exposição IAA de 1975, em Frankfurt.

Falando no GTI Fan Fest em Wolfsburg, Schäfer disse à Motor1 Itália que a VW pode transferir o "espírito do DNA [do GTI a gasolina] para a era elétrica". Ele prosseguiu dizendo que os GTIs que evitarão a potência ICE oferecerão "alto desempenho e design icônico", permanecendo instantaneamente reconhecíveis. Essas três letras icônicas significam Grand Touring Injection, mas uma marca registrada do logotipo do ano passado indicou que o "I" será substituído por um raio para os EVs de desempenho.

Durante a mesma entrevista, o executivo da Volkswagen reiterou que a montadora alemã ainda quer que os carros elétricos respondam por pelo menos 80% das vendas anuais na Europa até 2030. As marcas de luxo do Grupo Volkswagen, como Bentley, Porsche e Audi, revisaram recentemente suas metas de veículos elétricos, admitindo que os carros a gasolina provavelmente permanecerão por mais tempo do que o estimado originalmente.

Volkswagen ID. GTI Concept (2023)